Busca

Prefeitura de Parintins realiza abertura dos Jogos Escolares do Amazonas - Etapa Polo III

Evento esportivo reúne atletas das escolas federais, estaduais e municipais dos municípios de Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá e Parintins (sede)

Prefeitura de Parintins realiza abertura dos Jogos Escolares do Amazonas - Etapa Polo III
Foto: Arleison Cruz - Secom

Com a participação de mais de 1.200 atletas dos municípios de Parintins (sede), Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá, foi realizado na segunda-feira, 12 de maio, a abertura oficial da 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) – Etapa Polo III do Baixo Amazonas. A cerimônia aconteceu por volta das 18h, na Arena Olímpica Rubem dos Santos.

As competições seguem até sábado, 17 de maio, contemplando as modalidades coletivas — futsal, handebol, voleibol e basquetebol — e modalidades individuais, como atletismo, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia, nas categorias infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino. Os campeões desta fase classificatória garantem vaga na etapa final do JEAs 2025, que ocorrerá em Manaus, entre os dias 17 e 27 de julho.

O jovem atleta parintinense Hugo Samuel comentou que está determinado a dar o seu melhor durante a competição, representando com orgulho o município de Parintins.

“Esse resultado, pra mim, vai ser muito bom, que eu vou participar. Se eu conseguir pegar o primeiro lugar, eu vou participar na Prova do JEAs. Esse resultado, pra mim, ser campeão. Isso aqui vai ser muito bom pra mim, pra minha família e pra escola, né, pra ela ficar mais conhecida. Eles estão me apoiando, minha família, principalmente meus pais. Eles estão me apoiando em todo canto que eu vou, né”.

Outro destaque da cerimônia de abertura foi a presença de ex-atletas dos Jogos Escolares que hoje brilham no cenário esportivo nacional e internacional. Entre eles, Pedro Nunes, que iniciou sua trajetória no esporte parintinense e hoje é um dos brasileiros que disputou os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e segue repetindo seus feitos em 2025. Sua história inspira uma nova geração de atletas locais.

“É gratificante, como eu vim dizendo, acho que o momento de retornar depois de 12 anos, que eu dei o meu primeiro passo no Polo em 2011, então acho que esse é o momento de ver quanto tudo foi gratificante para mim, essa trajetória, hoje cheguei em um cenário que muitos atletas estão sonhando, estão querendo chegar e eu tenho certeza que muitos daqui ainda vão sair para conquistar competições internacionais”, relembrou Pedro Henrique Nunes.

O evento é promovido pelo Governo do Estado, com o apoio da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A delegação do município de Maués chegou à Ilha Tupinambarana com mais de 220 atletas e 50 professores. Segundo o secretário municipal de Esporte, João Bosco, a cidade sonha em sediar uma próxima edição dos jogos.

“Vamos participar do handball, vôlei, basquete, futsal, xadrez, tênis de mesa, vôlei de praia, nas várias categorias, infantil e juvenil. Nós estamos com três meses que iniciamos esse trabalho, com o apoio da prefeitura. Estamos aqui com todo o apoio, com a alimentação e vamos participar com muita garra, com muita determinação”, enfatiza.

João Bosco também comenta que o esporte em Maués estava parado, por isso a prefeita Macelly Veras pensa em retomar as atividades no município. O primeiro passo foi dado com a vinda a Parintins de grande delegação da Terra do Guaraná. Até o ano que vem o setor esportivo estará reestruturado. “A gente pretende estar mais preparados para sediar os jogos. Maués quer sediar os jogos para o ano”, destacou o secretário.

O secretário de Esporte de Parintins e coordenador geral do Polo III, Luan Cavalcante, destacou a importância da retomada dos jogos na cidade após sete anos. Ele afirma que o evento vai impulsionar ainda mais o esporte local e revelar novos talentos.

“Hoje estamos recebendo quatro cidades, sendo que o Polo é realizado com cinco, porque tem a Parintins. É importante informar que hoje Parintins recebe em torno de 1.200 atletas, mais os seus dirigentes”, explica.

Luan avalia que, aproximadamente 1.500 pessoas participaram do evento esportivo e ressalta que o município tem um evento positivo, com uma estrutura adequada à prática esportiva.

“Parintins, depois de sete anos, realiza novamente os Jogos Escolares, o Polo, na cidade. Isso nos deixa muito honrado, isso é muito da articulação, da conversa que o prefeito Mateus teve com o governador, para que seja realizado o Polo aqui”, completou.

 - Por Samuel Vieira