Busca

Projeto Metamorfos valoriza encantaria amazônica e arte da modelagem em Parintins

Projeto une arte, cultura e ancestralidade amazônica.

Projeto Metamorfos valoriza encantaria amazônica e arte da modelagem em Parintins
Foto: Divulgação

Com o fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o artista Ronan de Sousa Macedo proponente do projeto Metamorfos, uma iniciativa que une arte, cultura e ancestralidade amazônica.

De acordo com o proponente o projeto foi estruturado em quatro etapas. com uma roda de conversa, exposição e as outras duas etapas irá acontecer na Escola Santa Luzia e Aninga; e a etapa final será a exposição, marcada para o dia 25 de outubro. “O projeto Metamorfos foi dividido em quatro etapas, a primeira etapa numa roda de conversas a cerca do tema e a segunda foi a exposição de três peças na comunidade do máximo e a terceira vai ser agora dia 12 de setembro na Escola Santa Luzia e fechando em 25 de outubro a exposição das 15 peças na Praça na Orla da Cidade”.

O projeto tem como objetivo valorizar a tradição dos encantados e da encantaria, ao mesmo tempo em que promove a criação artística por meio da modelagem em biscuit, especialmente voltada para crianças e jovens.

Com experiência no Festival Folclórico de Parintins e em trabalhos com boizinhos em miniatura, Ronan destacou que o Metamorfos representa um novo desafio em sua trajetória artística. “E acaba que o início e o planejamento do projeto foi tudo muito especial e tudo muito novo para mim. Tenho aprendido cada vez mais a gostar de propagar essa parte artística de modelagem e falar dos encantados”.

Ronan comenta o sentimento em promover o projeto para a comunidade. "Falar sobre os encantados é falar sobre cuidado, sobre preservação, é falar sobre raízes da nossa ancestralidade, da Amazônia. Então é um tema muito forte e que deveria ser muito mais explorado e nesse meu projeto o objetivo principal é esse".

 - Por Franci Maia / Alvorada Parintins