Com o tema “Nossa Natureza é o São João”, o grupo de quadrilha Fogueira na Roça, promove Arraiá, no dia 8 de junho, na área da antiga escola do Parananema. O evento visa arrecadar recursos para ajudar na preparação do grupo que participará do festival do grupo de danças, quadrilhas e bois mirins.
A quadrilha Fogueira na Roça foi fundada em 1989 na comunidade Parananema pela senhora Tereza Pinto, no barracão da sua residência. Ela chamava idosos e jovens para participar. A quadrilha inicialmente se chamava “Sucata na Roça”, em homenagem a uma novela famosa na época, Rainha da Sucata.
Em 1998, os comunitários e dona Tereza mudaram o nome para Fogueira na Roça.
Devido a alguns problemas de saúde a fundadora da quadrilha, convidou o Jovem Emanuel Lopes para comandar o grupo em 2013 o qual ainda continua até os dias atuais.
O presidente da quadrilha Fogueira na Roça, Emanuel Lopes, comenta que está à frente da quadrilha há 15 anos e destaca as vitórias, e fala da preparação para o ano de 2025.
"Para a gente está sendo uma preparação bem considerável. Nós estamos praticamente três meses ensaiando essa preparação para mais um espetáculo, se Deus quiser. Como todo o tempo a gente sempre fala, o nosso objetivo sempre é ser campeão novamente. E esse ano de 2025, se Deus quiser, a nossa meta é essa".
A Quadrilha Fogueira na Roça completa 36 anos, em 2025, levando alegria aos brincantes e a comunidade, com 80 brincantes, todos padronizados, com as figuras típicas de quadrilha como: o padre, o noivo, casal caipira, miss caipira e o pescador.
- Por Franci Maia / Alvorada Parintins
Foto: Arquivo