A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), instalou uma cerca de proteção no Parque Municipal das Castanheiras.
Essa área, reconhecida como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), é fundamental para a preservação das castanheiras (Bertholletia excelsa), uma espécie nativa da Amazônia.
A iniciativa busca garantir a proteção das árvores e do ecossistema, promovendo a conservação e o cuidado com a primeira unidade de conservação do Município de Parintins.
O subsecretário da Sedema, Wescley Tavares, fala da importância da área de preservação e que ela deve ser cuidada.
"Essa área foi decretada como unidade de conservação em junho do ano passado, e ela foi categorizada como área de relevante interesse ecológico, que é uma das categorias de unidade de conservação, e sendo uma unidade de conservação municipal, a primeira de Parintins, criada com o fundamental objetivo de preservar as castanheiras existentes naquela área nativa do município".
O subsecretário destaca que além de preservar a área, a cerca serve para que não haja invasores no local. "Com essa iniciativa, a gente busca garantir a proteção dessas árvores e de todo o sistema, promovendo ainda a conservação e o cuidado dessa nossa unidade de conservação parintinência".
As castanheiras são muito importantes para a Amazônia. A árvore é nativa da região, com grande porte e longevidade, e seu fruto, a castanha-do-pará, é um produto importante no comércio internacional.
- Por Franci Maia