Busca

Sem espaço para novas sepulturas, parintinenses cobram um novo cemitério

Muitos falecidos são enterrados em covas improvisadas, próximas uma das outras e, até, em cima de outras sepulturas

Sem espaço para novas sepulturas, parintinenses cobram um novo cemitério
Com capacidade máxima ultrapassada e sem espaço para novas sepulturas no Cemitério São José de Parintins, o que causa a desorganização na distribuição das sepulturas, quem esteve naquele campo santo neste Dia de Finados, 2 de novembro, constatou a necessidade da construção de um novo cemitério para enterrar os mortos. Construído e inaugurado em 1936, o cemitério público fica localizado no centro de Parintins, bem próximo às residências. Com o passar dos anos, em mais de nove décadas, a população do município cresceu, e consequentemente o número de enterros aumentou. Hoje, é perceptível a acumulo de sepulturas. Muitos falecidos são enterrados em covas improvisadas, próximas uma das outras e até em cima de outras sepulturas, como constatou o senhor Sérgio da Silva Muniz.
“O que a gente constata é que não tem mais espaço. Os vereadores têm que fazer um projeto para ter outro cemitério. A gente tem que passar por cima de outras catacumbas. Ontem, eu estive no cemitério, e hoje já tinha outro enterrado no pé de meu familiar”, disse o autônomo Sérgio.
A falta de espaço para novas sepulturas e a necessidade de um novo cemitério é pontuada pelo artista plástico Augusto Simões.
“Sem dívida nenhuma o cemitério já chegou no seu limite. É um cemitério antigo e tem que se providenciar urgentemente outro cemitério. As pessoas não conseguem se locomover, todos os túmulos fora de planejamento, é um morto em cima de outro e nossos entes queridos merecem respeito, bem como aqueles que vêm reverenciar seus mortos. Urgentemente precisa-se tomar uma atitude com emergência para termos um outro cemitério, porque a população de Parintins cresceu, os bairros cresceram e apenas o cemitério diminuiu. Eu espero que nossos vereadores possam fazer urgente um projeto pensando em um novo cemitério”, disse Simões.

Câmara Municipal

Sem um planejamento por parte da administração municipal para solucionar a falta de um novo cemitério em Parintins, o assunto, por vários anos foi pauta na tribuna da Câmara Municipal de Parintins, como destaca o ex-vereador Ray Cardoso.
“Eu, quando era vereador, sempre pedi um novo campo santo porque sabia que no nosso cemitério não tem mais onde enterrar mais gente. Agora vou dizer uma coisa: os políticos não gostam de mortos, porque se gostassem, já tinha um cemitério novo em Parintins. Há essa necessidade. Agora, quero dizer aos políticos que os parentes delem (dos mortos) votam”, desabafou o ex-vereador Ray Cardoso, o Cabeça.
A pauta de um novo cemitério para Parintins veio à tona neste dia 2 de novembro, Dia dos Finados.