A comunidade do Macurany e os Residenciais Vila Cristina e Parintins serão palco de um grande evento cultural: a Virada Cultural Macuranys. O evento ocorrerá neste sábado, 9 de agosto, das 7h até a meia-noite, reunindo 10 apresentações artísticas, entre bandas, grupos de dança e manifestações visuais, com foco em artistas da própria região. Mais de 200 moradores estão diretamente envolvidos nas ações.
A Virada Cultural ‘Macuranys' será realizada no campo de futebol do Residencial Vila Cristina, que receberá uma grande estrutura de palco, som e iluminação adaptados para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência visual, controle de intensidade e ambientação sonora específica. Intérpretes de Libras, audioguias e audiodescritores também estarão presentes, além de espaços acessíveis para cadeirantes, reforçando o compromisso com uma cultura para todos.
A programação inclui oficinas culturais inclusivas de desenho e pintura, voltadas especialmente para pessoas com deficiência, com a participação de 100 moradores e acompanhamento de profissionais especializados. O evento também busca fomentar o protagonismo comunitário, com 50 pessoas da comunidade diretamente envolvidas na produção e realização das atividades.
Outro destaque é a valorização ambiental. Serão plantadas 100 mudas de árvores frutíferas em data posterior, durante um evento comunitário que envolverá os moradores dos Residenciais, promovendo o cuidado com o território e a consciência ecológica. Além disso, durante a virada cultural, os moradores poderão comercializar artesanatos, comidas típicas e produtos da economia criativa, fortalecendo a renda e a cultura local.
A Virada Cultural Macuranys é um projeto proposto pela professora e produtora cultural Carliany Santos, sob a orientação do produtor cultural Franciney Silva, e foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Nível Estadual.
A professora e produtora cultural Carliany Santos ressalta o objetivo do evento cultural, que nasceu das escutas e das vivências na região. "É valorizar os artistas ali da região do Macurany Residencial Vila Cristina e Residencial Parintins. Então eu fiz uma busca pra verificar esses artistas, tanto de artesanato como de arte, que cantam. Nós vamos ter uma vasta programação, desde as 7 horas da manhã", ressalta Carliany.
Carliany Santos destaca as atrações da Virada Cultural que será amanhã sábado, dia 9. "Então, as pratas da casa a partir das 15 horas vão começar a se apresentar. Nós teremos pagode, apresentação dos idosos do núcleo do Residencial Parintins, apresentação de uma roda de tambor, do terreiro Eira de Mina, teremos Eliana Rocha que mora também na região do Macurany, Suelen Gomes, Gordinha Fortaleza, Xote Coladim".