Alvorada Parintins

Padre Henrique Paganni retorna à Itália depois de 56 anos na Diocese de Parintins

O sacerdote foi ordenado por São Paulo VI , dedicou sua vida como missionário do PIME e antes de voltar para a Itália, atuava na cidade de Maués.

No dia em que a Igreja celebrou a subida de Jesus ao Céu, denominada de “Festa da Ascensão do Senhor”, a paróquia de  Nossa Senhora da Assunção, em Maués, celebrava a partida de Padre Henrique Paganni, de 84 anos, para a Itália.

O domingo,24 de maio, foi o dia em que padre Henrique se despediu da Terra do Guaraná, onde ele dedicou parte de seu trabalho como missionário do Pontificio das Missões Exteriores (PIME).

Padre Henrique atuou junto aos povos indígenas da etnia Sateré Mawé, região do Marau. Mas também na própria área urbana de Maués. Chegou a Parintins no dia 05 de novembro de 1964. No dia 05 de janeiro do ano seguinte foi pra Barreirinha em companhia do padre Luciano Basili até 1970.

“Claro que as dificuldades foram muitas, mas o trabalho religioso já estava bem desenvolvido. As comunidades que já existiam estavam bem organizadas por que vários padres já haviam trabalhado em Barreirinha, de forma que o meu trabalho era só continuar”, recorda.

Disse ainda que “naquele tempo não se falava em comunidade. Falava-se em congregação Mariana e Apostolado da Oração. Tudo era baseado nessas duas irmandades”.

Depois começou a trabalhar em Boa Vista do Ramos, onde mais tarde ele também trabalhou diretamente naquela localidade. Em seguida foi chamado a Parintins, na paróquia São José co padre Augusto Gianola – no começo da paróquia até 1973.

Foi pra Itália, retornou e foi pra Barreirinha, em 1978 foi para Boa Vista do Ramos. Em 1983 Dom Arcângelo Cerqua instalou a paróquia de Boa Vista do Ramos, quando o local se tornou município.

Ordenação por um Santo

Henrique Paganni foi ordenado pelo atual São Paulo VI, no dia 30 de março de 1936, juntamente com Padre Gabriel Modica, Emilio Butelli e Luis Mandelli. Na ocasião era o cardeal Giovanni Montidi.

São Paulo VI, nascido Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini foi o papa de 21 de junho de 1963 até a data de sua morte.

Nascimento

O ‘bambino’  Enrico Paganni nasceu no dia 15 de junho de 1936, na província de Bergamo, a mesma de Dom Giuliano. Mais tarde mudou-se para o lugarejo de Lomazzo. Seus pais chamam-se Angelo e Angela Paganni.

Aos três anos ficou órfão de pai, que, foi voluntário na guerra de Albania, retornou bastante adoentado.

A mãe sozinha criou sete filhos, lutou para educá-los e desses surgiu um sacerdote missionário, que dedicou 56 de sua vida na diocese de Parintins.

Agradecimento

“Agradeço a oportunidade de ter conhecido esse povo, que meu deu sempre uma boa acolhida e sempre boa compreensão, fui bem aceito. Ministrei a Palavra de Deus a este povo e a gente fez fiz o que agente podia. Sem um interesse pessoal, só para ajudar o povo, por meio da fé. E com esforço de melhorar a vida comunitária. Então, muito obrigado a todos. E desculpa pelas coisas que não saíram bem e pelos defeitos que a gente tem. Agora volto para a minha terra. Encerro minha missão aqui (em Maués), onde também encerra a presença do Pime”, concluiu o sacerdote missionário.

Por: Ednilson Maciel
Relacionadas
Deixe um comentário