Alvorada Parintins

Parintins Live: Garantido e Caprichoso se apresentam no Bumbódromo neste sábado (27)

Cada boi terá duas horas de apresentação e o mínimo de pessoas envolvidas com o objetivo de evitar qualquer tipo de aglomeração

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Festival Folclórico de Parintins, tradicionalmente celebrado no último final de semana do mês de junho, precisou ser adiado e ainda segue oficialmente com a data de realização indefinida. O adiamento da festa foi anunciado no dia 26 de abril, pela Amazon Best, empresa contratada pelos bois Caprichoso e Garantido para a venda dos ingressos e camarotes do Festival.

Neste sábado (27), os bois Garantido e Caprichoso realizam uma apresentação simbólica para marcar o evento que chegaria a sua 55ª edição. A apresentação contará com performances inédita, diretamente do bumbódromo, a partir das 20h, do horário do horário local.

A transmissão iniciará às 20h30, pela TV A Crítica, no canal 4 da TV aberta, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Dentro do bumbódromo, cada boi terá duas horas de apresentação e o mínimo de pessoas envolvidas com o objetivo de evitar qualquer tipo de aglomeração. Na tarde da última quarta-feira (24), um sorteio realizado no Centro Cultural de Parintins com a presença dos presidentes dos bumbás definiu a ordem de apresentação. O Boi Caprichoso será o primeiro a se apresentar, seguido do Boi Garantido que encerrará a noite.

Segundo o presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato, os torcedores azulados poderão esperar um espetáculo grande, com a presença confirmada de todos os itens e ainda algumas surpresas que serão apresentadas na arena.

“A apresentação é uma grande surpresa. É aquilo que eu falo, quem assistiu a primeira e a segunda live do caprichoso sabe o que somos capazes de fazer. Nós temos o padrão Caprichoso de se fazer boi, então não esperem menos que um espetáculo”, diz.

Jender aproveita para ressaltar que a proposta da live não é substituir o Festival de Parintins e que o bumbá realizou algumas adaptações em itens como a Maruada de Guerra e o corpo de bailarinos, para atender as orientações impostas pelas autoridades de saúde.

“A live não substituirá o Festival, é apenas para marcar a temporada bovina neste fim de semana em que teríamos ele. A gente também está preocupado com que todas as pessoas envolvidas com a live não tenham nenhum tipo de contaminação. Por isso reduzimos o nosso elenco. Não poderíamos levar os 450 marujeiros, seria insanidade, mas eles serão representados”, explica.

Para Fábio Cardoso, presidente do Boi-Bumbá Garantido, o atual campeão do Festival vem se preparando para levar para dentro do bumbódromo uma apresentação que mexerá com os sentimentos dos brincantes da baixa, tudo de maneira segura.

“Essa live vai manter viva a chama de que nós podemos realizar com segurança, dentro das condições que os órgãos competentes nos orientam. A comissão de artes tem pensando com muito carinho nisso tudo. O Garantido prepara um espetáculo que vai apaixonar, emocionar e matar um pouco a saudade do nosso boi”, diz Fábio.

O presidente também chama atenção para a união dos dois bumbás para que as tradições da festa Tupinambarana seja seguida ao máximo, dentro da nova realidade, e enfatiza a importância econômica da festa para todos os moradores da Ilha.

“Os dois bois juntos vão manter viva a chama do festival, demonstrando a importância não só de uma festa, mas da importância econômica-financeira para o município. Ano passado, segundo dados da Amazonas Tur, tivemos mais de 66 mil turistas em parintins, gerando mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Isso é de uma importância muito grande e é por isso que estamos nessa luta”, conclui.

JORNALISMO AO VIVO VERTICAL
você pode gostar também