Alvorada Parintins

Parintins recebe a quarta jornada do Projeto Saúde Auditiva

O projeto busca atender 150 pessoas com exames especializados e entrega de aparelhos para melhor a audição das pessoas que não têm condições de pagar pelo material.

O município de Parintins recebe a quarta jornada do Programa Saúde Auditiva para atender 150 pessoas com exames especializados e entrega de aparelhos para melhor a audição das pessoas que não têm condições de pagar pelo material. São equipamentos de alta tecnologia que custam no mercado entre R$ 5 mil a R$ 15 mil. A abertura da jornada foi realizada ontem, 11 de maio, no Centro do Idoso Pastor Lessa.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com Ongs Americanas ao comando da audiologista Júlia Shih Bosso. A saúde auditiva é uma das especialidades médicas pouco ofertada pelos governos, porém, em Parintins recebeu atenção especial da administração municipal, como destaca o prefeito Bi Garcia.

“Os governos estão muito preocupados com a atenção básica, urgência e emergência e atendimento hospitalar. Nós atuamos com saúde bucal, ocular, auditiva, que são setores que normalmente os governos não cuidam”

A audiologista Julia realiza há anos esse trabalho voluntário ao redor do mundo, em parceria com colaboradores e Ongs Americanas, além de outras entidades filantrópicas. A doutora Julia já esteve em Parintins por três vezes em ação voluntária, onde juntos a equipe local realizou atendimentos de centenas de pessoas, doando aparelhos auditivos para melhorar a saúde auditiva dessas pessoas. A médica do ouvido destaca que a iniciativa de realizar ações voluntárias para atender quem não tem condições de pagar por tratamento ou comprar um aparelho é um gesto que envolve toda sua família, como forma de gratidão.

PUBLICIDADE

“Na minha clínica eu tenho tudo pronto, tenho gente que faz o trabalho, uma infraestrutura bem estabelecida. Quando saio para outros países que não tem esse poder, volto para casa e fico refletindo que devo pensar mais nos que necessitam”

A adolescente Sofia Moura, uma das pessoas beneficiadas com a recuperação da audição do Programa Saúde Auditiva, ainda com dificuldade na fala destaca a felicidade em poder ouvir novamente.

“Eu fiz uma cirurgia em 11 de novembro de 2015 e fiquei muito feliz em poder ouvir. Poder ouvir sons, conversas, musicas, foi o dia mais incrível da minha vida”

Relacionadas
Deixe um comentário