Alvorada Parintins

Parintins volta a ocupar o posto de maior colégio eleitoral do interior do Amazonas

A zona urbana do município concentra a maioria votantes com 50.817 eleitores.

Por conta da pandemia da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu suspender a biometria como meio de identificação para as eleições municipais 2020. Com isso, Parintins volta a ocupar o posto de maior colégio eleitoral do interior do Amazonas. Ao todo são 69.583 eleitores. A zona urbana concentra a maioria, com 50.817, já a zona rural reúne 18.766 votantes.

O chefe de cartório da 4ª Zona Eleitoral de Parintins, Antônio Mariano, comentou a decisão do TSE. “O Tribunal foi sábio nesse aspecto, pois aqueles que deixaram de fazer o cadastro biométrico não tiveram o título cancelado. Eis a razão pela qual Parintins retornou a ficar atrás apenas de Manaus em número de votantes no Estado”, disse.

O TSE aprovou outras mudanças importantes para o pleito municipal, como por exemplo, o processo de redistribuição de seções. De acordo com Antônio Mariano, com o celular é possível verificar o local correto de votação.

 

“Dentro dos locais de votação, nós teremos algumas seções redistribuídas. O eleitor pode consultar as alterações por meio do E-Título (aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor), evitando dessa forma tumultos e contratempos no dia da votação”, ressaltou.

Quanto ao número de seções, Parintins soma 238 no geral, espalhadas em 63 locais de votação, na cidade e no interior. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. Nos municípios em que for necessário segundo turno, a votação será no dia 29 do mesmo mês.

Relacionadas
Deixe um comentário