Projeto “Água limpa para os curumins do Tracajá” na final do Prêmio da Agência Nacional de Águas
Os vencedores das oito categorias em disputa ganharão o exclusivo Troféu Prêmio ANA.

Em cerimônia transmitida pelo YouTube nesta quarta-feira, dia 02 de dezembro, a Agência Nacional De Águas e Saneamento Básico (ANA) anunciou os nomes dos 24 projetos finalistas do Prêmio ANA 2020. São três finalistas, em cada uma das oito categorias do prêmio, que agora disputam o troféu de vencedores do concurso. Na lista de finalista está o projeto “Água limpa para os curumins do Tracajá”, da Escola Municipal Luiz Gonzaga, na zona rural de Parintins – na Categoria Educação.
O Prêmio ANA 2020 já fez história com o recorde de 695 inscrições de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, mesmo num contexto de pandemia. O total supera a marca anterior registrada na Prêmio ANA 2017, quando 607 boas práticas participaram
Os vencedores das oito categorias em disputa ganharão o exclusivo Troféu Prêmio ANA. Uma novidade é que os três finalistas de cada categoria poderão utilizar em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Finalista” ou o “Selo Prêmio ANA Vencedor”, conforme o resultado do concurso.
O coordenador do projeto “Água limpa para os curumins do Tracajá”, professor Valter Menezes se diz honrado pela indicação ao Prêmio Ana 2020 e de poder representar Parintins. “Ficar em os três finalistas na categoria educação é uma honra muito grande. E representar a educação de Parintins, a educação do campo, a nível de Brasil, para mim, é uma alegria muito grande poder participar.”
Valter Pereira Menezes é formado em em Ciência e especializado em Metodologia do Ensino da Biologia. Atua na Escola Municipal Luiz Gonzaga, na comunidade rural Santo Antônio do Tracajá. Em 2015, com o projeto “Águas limpa para os curumins do Tracajá” venceu o prêmio Educador Nota 10 que reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Em 2017 foi finalista do Prêmio Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”.
Confira os 24 finalistas do prêmio (dispostas em ordem alfabéticas em cada categoria):
CATEGORIA EDUCAÇÃO
- ÁGUA LIMPA PARA OS CURUMINS DO TRACAJÁ (Valter Pereira de Menezes, da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Amazonas)
- APROVEITAMENTO DA ÁGUA DOS ARES CONDICIONADOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR (Mateus dos Santos Correia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí)
- SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA E TECNOLOGIAS SOCIAIS EM SANEAMENTO RURAL: PARCERIA COM AGRICULTORES FAMILIARES E COMUNIDADES QUILOMBOLAS (Artur Moises Gonçalves Lourenço, do Instituto Federal da Paraíba)
CATEGORIA COMUNICAÇÃO
- DOCUMENTÁRIO – DESSALINIZADA, ÁGUA DO MAR PODE EQUILIBRAR ABASTECIMENTO (Jusciane Matos de Lima, da TV Justiça)
- GUERRA DA ÁGUA (Patrik Camporez, do jornal O Estado de S. Paulo)
- VIDAS SECAS NO PAÍS DAS ÁGUAS – SÉRIE DE REPORTAGENS (Luiz Claudio Ferreira, da Empresa Brasil de Comunicação – EBC)
CATEGORIA EMPRESAS DE MÉDIO E DE GRANDE PORTE
- GERENCIAMENTO DO USO DE ÁGUA NOS PROCESSOS AUTOMOTIVOS (General Motors do Brasil, representada por Thaís Barreto)
- GESTÃO DE ÁGUA 360º DA WHIRLPOOL LATIN AMERICA (Whirlpool, representada por Cristiano Felix)
- INOVAÇÃO NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS PARA O SANEAMENTO ATRAVÉS DO CENTRO DE CONTROLE DOS MANANCIAIS METROPOLITANOS (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, representada por Mara Regina Ramos)
CATEGORIA EMPRESAS DE MICRO OU DE PEQUENO PORTE
- AQUALUZ: TRATAMENTO DE ÁGUA COM A LUZ DO SOL (Safe Drinking Water For All – SDW, representada por Anna Luísa Beserra Santos)
- EKO SISTEMA DE TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUA (Eko Sistema, representada por Gustavo Almeida Furtado)
- RECICLAGEM A SECO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS CONTAMINADA (Eco Panplas, representada por Felipe Cardoso)
CATEGORIA ENTES DO SINGREH
- CAMPANHA EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco através de sua Entidade Delegatária Agência Peixe Vivo, representado por Anivaldo Miranda Pinto)
- SISTEMA DE ALERTA PARA DETECÇÃO DIÁRIA DE USO IRREGULAR DE RECURSOS HÍDRICOS (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará – COGERH, representada por João Silvio Dantas de Morais)
- 8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA – A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO PARA GESTÃO E USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAPANEMA (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, representado por Suraya Damas de Oliveira Modaelli)
CATEGORIA GOVERNO
- IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES DO ALTO PANTANAL MATO-GROSSENSE (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, representado por Samir Curi)
- PROGRAMA NASCENTES (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, representada por Helena de Queiroz Carrascosa)
- TRANSFORMAÇÃO DO SANEAMENTO DE CURITIBA ATRAVÉS DO PLANO DE DESPOLUIÇÃO HÍDRICA E MONITORAMENTO DA QUALIDADE DOS RIOS – UM LEGADO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, representado por Marlise Teresa Jorge)
CATEGORIA ORGANIZAÇÕES CIVIS
- CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA PARA A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS (Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, representado por José Dias Campos)
- IDENTIFICAÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES NA REGIÃO OESTE DA BAHIA (Associação Baiana dos Produtores do Algodão – ABAPA, representada por Lidervan Mota Morais)
- PLANTANDO ÁGUAS (Iniciativa Verde, representada por Roberto Ulisses Resende)
CATEGORIA PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
- BIOECONOMIA: BIORREFINARIA DE MICROALGAS PARA TRATAMENTO DE RIOS URBANOS E EFLUENTES (Isadora Machado Marques, da Universidade Federal da Bahia)
- DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ALERTA PRECOCE DA SECA E ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO PROATIVO DE ADAPTAÇÃO ÀS SECAS URBANAS (Luiz Martins de Araújo Júnior, da Universidade Federal do Ceará)
- GESTÃO DE ALTO NÍVEL DOS RECURSOS HÍDRICOS (Felipe de Azevedo Marques, da Fundação Universidade Federal do Tocantins)