Alvorada Parintins

Quarta-feira de Cinzas: Diocese define formato da celebração

A Igreja Católica inicia hoje, com a Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma no qual, durante 40 dias e através da vivência do jejum, da oração e da esmola, os fiéis se preparam para a Semana Santa em que se atualizam os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Neste tempo, os fiéis estão chamados à conversão pessoal, exortação que durante a imposição das Cinzas o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

 CELEBRAÇÃO DAS CINZAS EM PARINTINS

Devido a suspensão da presença dos fieis durante as missas, decretado pela Diocese de Parintins na terça-feira (16), as paróquias disponibilizam cinzas aos cristãos para que possam participar ativamente, de suas casas, das celebrações desta Quarta-feira de Cinzas da Quaresma. Cada paróquia organiza a melhor forma de distribuição para evitar a aglomerações.

As cinzas deverão se colocadas, durante a transmissão das missas. Cada membro da familia impõe as cinzas na cabeça ou na testa em forma de cruz, enquanto pronuncia a frase: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Um Roteiro Celebrativo da Quarta-feira de Cinzas foi preparado para auxiliar na celebração.

DECRETO

A diocese decidiu suspender até o dia 10 de março a participação do fieis nas celebrações litúrgicas. As atividades pastorais, tambem, seguem suspensas, com exeção apenas para as açoes das Caritas.

O decreto permite que igrejas permaneçam abertas em certos horários definidos pelas paróquias e áreas de Missão para que o povo faça sua oração pessoal, sem aglomerações.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO

Em sua mensagem para a Quaresma de 2020, o Papa Francisco fez um chamado à conversão, mediante o jejum, a oração e a esmola

“Que a nossa Quaresma seja percorrer o mesmo caminho, para levar a esperança de Cristo também à criação, que ‘será libertada da escravidão da corrupção, para alcançar a liberdade na glória dos filhos de Deus’. Não deixemos que passe em vão este tempo favorável! Peçamos a Deus que nos ajude a realizar um caminho de verdadeira conversão. Abandonemos o egoísmo, o olhar fixo em nós mesmos, e voltemo-nos para a Páscoa de Jesus; façamo-nos próximo dos irmãos e irmãs em dificuldade, partilhando com eles os nossos bens espirituais e materiais”, afirmou.

JORNALISMO AO VIVO VERTICAL
você pode gostar também