Alvorada Parintins

Tromba d’água é registrada no município de Urucurituba

Imagem mostra fenômeno natural na manhã deste domingo (17)

Uma tromba d’água foi registrada por um morador de Urucurituba, 207 km de Manaus, na manhã deste domingo (17), após forte chuva que atingiu a região. O fenômeno aconteceu no Rio Amazonas e foi registrado da orla do município. Segundo moradores, não houve prejuízos.

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), explica que a tromba d’água é causada pela grande quantidade de nuvens de tempestade e costuma durar poucos segundos.

 

De acordo com o órgão, as trombas d’água, quando ocorrem sobre superfície líquida, se formam associadas a tempestades severas produzidas por grandes células convectivas (grandes nuvens produzidas pelo forte aquecimento da superfície) por quando estas se inclinam e tocam a superfície. Menos de 1% das nuvens de tempestade originam um tornado ou tromba d’água, o que dificulta sua previsibilidade. Na região amazônica, costumam ter vida curta, uma faixa de uma centena ou pouco mais de metros e velocidade do vento de cerca de 100 km/h. Devido a essas características, produzem grandes estragos quando ocorrem sobre áreas habitadas.

você pode gostar também