Business is booming.

Unidade Técnica do IBAMA em Parintins pode ser desativada

A Unidade Técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Parintins continua dando sinais que poderá ser desativada a qualquer momento, como parte da nova política de cortes ao meio ambiente do Governo Federal.

Reprodução / Repórter Parintins

Anteriormente, a Superintendência Estadual manteve contato com a gerência do órgão em Parintins e de forma não oficial anunciou a possibilidade do fechamento da unidade, que também deixou de receber gasolina, e determinou o encaminhamento para Manaus da única viatura que o órgão tinha para fazer as fiscalizações em Parintins. A camionete marca Mitsubishi L200 estava no município desde 2017, e dava apoio nas operações, principalmente no combate a atos ilícitos na Gleba de Vila Amazônia.

Para evitar que os servidores possam ser pegos de surpresa, o gerente local reuniu com o grupo e anunciou a possível desativação do Ibama no município.

Entidades e órgãos, como o Grupo Ambiental Natureza Viva (Granav), já se prontificaram em elaborar um manifesto em favor da permanência do Ibama no município.

Com a possibilidade do órgão fechar as portas, exploradores comemoram nas regiões mais distantes soltando fogos e anunciando a destruição em massa do meio ambiente.

Parintins poderia seguir o exemplo do Estado do Matogrosso, onde o Ibama desativou a sua unidade. No Amazonas, o Ibama tem apenas três unidades técnicas em funcionamento, Parintins, Tabatinga e Humaitá.

você pode gostar também