Alvorada Parintins

Uso obrigatório de máscara em Parintins é prorrogado até final de setembro

Haverá fiscalização e quem descumprir poderá ser multado.

Em reunião nesta terça-feira (30), no Centro do Idoso Pastor Lessa, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Parintins decidiu prorrogar até dia 30 de setembro, o decreto que determina o uso obrigatório de máscara em espaços públicos e nas ruas do município.

A determinação é dada através do decreto nº 027/2020-PGMP, assinado pelo prefeito Frank Bi Garcia, no dia 13 de abril.

Conforme estabelecido pela determinação municipal, é obrigatório o uso de máscaras nas ruas, estabelecimentos considerados essenciais (supermercados, mercados, farmácias, padarias e outros), estabelecimentos que tiverem as atividades liberadas, repartições públicas e privadas. Além disso, torna-se obrigatório o uso de máscaras para taxistas, mototaxistas, condutores de triciclos ou qualquer tipo de transporte compartilhado.

Se houver o descumprimento do decreto, o cidadão ou estabelecimento podem ser multados, sofrer sanções administrativas e até mesmo detenção por parte das autoridades policiais.

“A Secretaria de Saúde está determinando à Vigilância em Saúde para que faça a fiscalização [do uso de máscara], e devemos criar normas, e aplicação de multas para aqueles que não usam máscara. Cada um tem que respeitar a saúde do outro, e até mesmo cuidar da sua própria saúde”, afirmou Bi Garcia.

Foto: Liam Cavalcante

Durante a reunião também foi decidido liberar a realização das sessões na Câmara de Vereadores de Parintins, que até então, eram realizadas de forma online. As reuniões serão internas, sem a participação do público, seguindo determinações a ser definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Também foi prorrogado por mais 15 dias o decreto nº 017/2020-PGMP, que suspende atividades em casas noturnas, lanchonetes e bares. A prorrogação também suspende visitas em hospitais, realização de eventos de qualquer natureza a atividades escolares.

As interrupções visam diminuir as aglomerações a fim de evitar a proliferação do coronavírus  (Covid-19).

O município chegou nesta terça-feira (30), a 2.550 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com a Semsa. São 78 o número de vidas perdidas para a Covid-19 no município.

No dia 10 de julho, uma nova reunião vai definir os próximos passos das medidas de relaxamento, e avaliar as alterações no toque de recolher em Parintins, que desde o dia 25 de junho ocorre das 19h as 6h da manhã.

Por Liam Cavalcante
JORNALISMO AO VIVO VERTICAL
você pode gostar também