Busca

Adaf alerta sobre cuidados a serem adotados em casos suspeitos de Influenza Aviária

Influenza Aviária é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para humanos)

Adaf alerta sobre cuidados a serem adotados em casos suspeitos de Influenza Aviária
Foto: Divulgação/Adaf

Mesmo sem nenhum caso suspeito ou confirmado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no estado, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) reforça o alerta para que a população não manipule animais com sintomas por conta própria, devido aos riscos que isso representa à saúde humana.

A Influenza Aviária é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para humanos), que acomete aves de todos os tipos e tem grande impacto para o setor produtivo. Qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente à Adaf, presencialmente em um escritório local, pelo e-Sisbravet (link disponível no site da autarquia www.adaf.am.gov.br) ou, ainda, pelo WhatsApp (92) 99255-5409.

A fiscal agropecuária médica veterinária Larissa Araújo, que coordena no Amazonas o programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), explica que ao avistar animais com sintomas, a pessoa não deve, em nenhuma hipótese, tentar pegar, recolher, levar para casa ou mesmo procurar assistência veterinária por conta própria.

Nesses casos, o procedimento correto é isolar a área e notificar a Adaf de forma imediata, para que seja aberta uma investigação com o objetivo de confirmar ou descartar a contaminação. Até o momento, o Amazonas não tem nenhum caso confirmado da doença e nenhuma investigação está em curso.

Em caso de morte de animais por causa desconhecida, a recomendação é que o descarte seja realizado adequadamente. A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade é causada por vírus, com alto índice de contágio e impactos severos para a avicultura. País, em Montenegro (RS), no dia 15 de maio.