Busca

Adaf Parintins reforça prazo da 2ª etapa de vacinação contra a brucelose

Vacinação vai até 30 de novembro e segue obrigatória para quem tiver fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade

Adaf Parintins reforça prazo da 2ª etapa de vacinação contra a brucelose
Foto: Divulgação/Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), por meio da unidade Parintins, reforça os pecuaristas sobre o prazo da segunda etapa da campanha de vacinação contra a brucelose, uma doença que pode ser transmitida para humanos e que compromete de forma significativa a produção rural e o bem-estar dos animais.

A vacinação vai até 30 de novembro e segue obrigatória para quem tiver fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade, como explica Cláudia Ramos, médica veterinária do escritório da Adaf em Parintins. "E quem vai aplicar essa vacina é o médico veterinário ou seu auxiliar. Então o produtor não perca esse prazo, levando-se em consideração que é vacinado as fêmeas de 3 a 8 meses, o produtor tem até o mês de novembro", orientou.

A médica veterinária Cláudia Ramos fala ainda sobre a multa, a contaminação e a ausência de animais na idade vacinal de 3 a 8 meses nas propriedades para serem vacinadas.

"O produtor que não tiver animais na idade vacinal, até o mês de novembro, nessa idade de 3 a 8 meses, ele procura da mesma forma a ADAF para ele informar que ele não tem animais nessa idade, é onde ele vai assinar um termo e evoluir o seu rebando. Justamente para o sistema ficar zerado de animais na idade vacinal, que são as fêmeas de 3 a 8 meses".

 - Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins