Busca

Álbum musical “Garantido por toda vida” é finalista do 30º Prêmio da Música Brasileira

A diversidade rítmica e transversalidade de temáticas abordadas no álbum musical “Garantido por toda vida”, chamaram a atenção dos avaliadores do 30º Prêmio da Música Brasileira, que elegeram o referido álbum do Boi Garantido como um dos finalistas, dentre mais 10 mil artistas inscritos na premiação nacional.

Álbum musical “Garantido por toda vida” é finalista do 30º Prêmio da Música Brasileira
A diversidade rítmica e transversalidade de temáticas abordadas no álbum musical “Garantido, por toda vida”, chamaram a atenção dos avaliadores do 30º Prêmio da Música Brasileira, que elegeram o referido álbum do Boi Garantido como um dos finalistas, dentre mais de 10 mil artistas inscritos na premiação nacional. Após quatros anos de hiato, a tradicional premiação da música nacional retorna trazendo grandes nomes do cenário fonográfico brasileiro e, nesta terça-feira, 25, divulgou a lista dos finalistas nas 31 categorias do concurso. O álbum “Garantido, por toda vida” vai competir na categoria regional com os grupos musicais Olodum, da Bahia, e Quinteto Violado, de Recife. O coordenador musical e um dos produtores do álbum “Garantido, por toda a vida”, Enéas Dias, diz que o processo de construção do projeto musical começa muito antes das gravações em estúdio e cada toada é cautelosamente avaliada pela comissão de artes do bumbá.
“O processo de construção nasce muito antes de se entrar em estúdio. Ali pelo mês de agosto/setembro a comissão de arte começa a pensar no projeto artístico de arena e, a partir daí aciona-se os compositores e compositoras. Depois que as toadas são entregues, elas são avaliadas pela comissão de arte e refaz algo, se for o caso. Depois vai para as mãos da comissão musical que vai analisar as ideias, os critérios e transforma isso em musicalidade”, destaca o coordenador.
O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, fala que a escolha dos compositores e, consequentemente das toadas, se deu de forma profissional e foi norteada pelo projeto de arena do Boi Garantido para esse ano de 2023.
“Nós fizemos uma escolha, que eu diria bem profissional, onde escolhemos algumas pessoas e encomendou as toadas a partir daquilo que estávamos pensando pro boi de arena. Nesse álbum não tem toadas que não sejam para a arena e isso deu muito certo”, ressalta o presidente.
O Boi Garantido é o primeiro bumbá a competir em uma premiação de renome nacional do cenário musical. Enéas Dias diz que a notícia foi uma grata surpresa para a comissão e foi motivo de alegria e orgulho.
“Essa notícia veio como uma surpresa hoje, a gente sabia que o álbum poderia ter sido indicado por uma produtora que se interessou e inscreveu o álbum e, dentre vários estilos e álbuns regionais do Brasil, o álbum do Boi Garantido foi o escolhido. Recebemos isso com muita alegria, muito orgulho, não só pelo Garantido, mas por ser o nosso gênero toadas que é muito popular aqui na região, mas o Brasil ainda não conhece esse nosso ritmo”, enfatiza Dias.
Antônio Andrade diz que estar concorrendo como melhor álbum regional ao lado de grandes nomes da cultura brasileira, como o Olodum e o Quinteto Violado, é uma honra e motivo de orgulho.
“A gente tá muito feliz de estar concorrendo a esse prêmio de melhor álbum regional, álbum raíz, e quando vemos que estamos acompanhados de dois grandes grupos importantes da cultura desse país, como o Olodum, por quem tenho maior respeito, maior carinho, um grupo que já não é mais dos baianos, mas tem reconhecimento internacional, e o Quinteto Violado é uma honra. Ficar entre esses dois pra mim já é um grande orgulho, se ganhar então, aí a felicidade vai ser maior”, enfatiza Andrade.
O Álbum “Garantido Por Toda Vida”, tem a Produção Executiva: Boi Bumbá Garantido, Produção Artística: Comissão de Artes, Produção Musical: Enéas Dias, Valdenor Filho e Paulinho DÚ Sagrado. A premiação vai acontecer no dia 31 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Este ano, o evento homenageará a cantora Alcione por suas obras e seus 50 anos de carreira. Além disso, artistas de 18 estados estão na lista dos indicados, como Iza, Anitta, Zé Ramalho, Fundo de Quintal, dentre outros. Prêmio Música Brasileira O Prêmio da Música Brasileira é uma premiação da música popular brasileira. Idealizado em 1987 por José Maurício Machline, a premiação inicialmente era conhecida pelos nomes de seus patrocinadores. Já se chamou Prêmio Sharp, Prêmio Caras e Prêmio TIM de Música, até assumir a denominação atual. O Prêmio da Música Brasileira tem, de acordo com seus criadores, dois objetivos: premiar a variedade imensa de manifestações musicais do país, incentivando a descoberta de novos talentos, e propiciar encontros produtivos entre as várias tendências da música contemporânea nativa procurando a mais alta qualidade em todas as vertentes da nossa música.
“O Prêmio da Música Brasileira é um grande aliado para o estímulo à cultura. Durante muitos anos o evento foi reconhecido por esse poder de impacto e agora, com o seu retorno, as oportunidades se agigantaram para apoiarmos e darmos visibilidade a mais artistas”, destaca José Maurício Marchline
O projeto se destaca desde sua criação pela relevância no contexto cultural. A votação é realizada por um corpo de jurados formado por nomes representativos da diversidade musical, e a eleição do premiado em cada categoria se baseia estritamente no mérito artístico de cada artista ou obra.   Fotos: Divulgação/Boi Garantido/Prêmio Musica BR (Instagram)