Busca

Projeto Breaking Rios e Ruas promove oficinas na comunidade Bom Socorro do Zé Açú

Objetivo é trabalhar a cultura do hip hop por meio de oficinas de forma lúdica, com palestras sobre os fundamentos básicos

Projeto Breaking Rios e Ruas promove oficinas na comunidade Bom Socorro do Zé Açú
Foto: Eduardo Melo

O Coletivo de Mulheres Artistas de Parintins Tamo Juntas inicia no dia 25 de julho de 2025 o projeto “Breaking Rios e Ruas” na Comunidade Bom Socorro do Zé Açu. A proponente do projeto é Monique Porto, integrante do Coletivo Tamo Juntas.

O objetivo é trabalhar a cultura do hip hop por meio de oficinas de forma lúdica, com palestras sobre os fundamentos básicos, o contexto histórico do hip hop e demais atividades. O breaking é uma dança da cultura hip hop que surgiu em Nova York na década de 70 e em Parintins é praticada desde a década de 90.

Nita Paes, coordenadora do Coletivo de Mulheres Artistas de Parintins Tamo Juntas, explica como vai ser executado o projeto na Comunidade Bom Socorro do Zé Açu. "A gente já fez uma pré-inscrição por lá, a gente só vai oficializar essas pré-inscrições. Vai ser ofertado 20 vagas totalmente gratuitas, com aulas às finais de semana, sexta, sábado, domingo, com duração de um mês. A gente começa agora dia 25 de julho". 

Segundo Nita Paes, o foco do projeto é utilizar elementos do cotidiano ribeirinho nas oficinas. "E a Monique, ela vem e traz, no formato da dança, usar elementos ribeirinhos no ato de ensinar, como a pessoa remando, pescando, caçando, então dessa ludicidade a gente vai usar muito esses elementos ribeirinhos para agregar a esse hip hop que parece tão urbano que é esse que é o impacto maior do urbano se juntar a uma área ribeirinha", destacou. 

Na programação também terá pautas socioambientais como reforça Nita Paes. "Importante ressaltar também que a gente vai falar um pouquinho sobre a questão socioambiental com essas crianças. É do hip-hop, é do break, mas a gente também vai levar essa mensagem sobre a questão ambiental".

Neste sábado, 12 de julho, a equipe do projeto estará na comunidade para a confirmação das pré-inscrições.

 - Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins

Foto: Eduardo Melo

Foto: Eduardo Melo