Um módulo alegórico da ciranda Flor Matizada despencou de uma altura de 20 metros e deixou feridos, na noite deste domingo (28), durante o Festival de Ciranda, no município de Manacapuru (AM). Segundo o Governo do Amazonas, 23 pessoas foram hospitalizadas.
https://youtu.be/tf3O0OGYswo
O acidente aconteceu durante a apresentação da ciranda Flor Matizada, no Parque do Ingá, na terceira e última noite da 24ª edição do festival, quando um guindaste não suportou o peso de um módulo alegórico e acabou cedendo.
[caption id="attachment_23264" align="aligncenter" width="696"]

Foto: Reprodução/TV A Crítica[/caption]
Em nota o Governo do Amazonas informou que 23 pessoas ficaram feridas, e foram encaminhados ao Hospital Geral Lázaro Reis, em Manacapuru. A prefeitura do município disse, em nota, que a unidade está preparada para atender as vítimas. "Informamos também que toda uma estrutura médica estava montada no Parque do Ingá e que os primeiros atendimentos foram feitos ainda no local", afirma a nota. Três pessoas foram transferidos para Manaus em estado grave.
[caption id="attachment_23263" align="aligncenter" width="696"]

Foto: Reprodução/TV A Crítica[/caption]
Nas redes sociais, o governador Wilson Lima (União Brasil) escreveu que está acompanhando o caso. "Estou acompanhando de perto o acidente ocorrido durante a apresentação da Ciranda Flor Matizada, em Manacapuru. Toda minha solidariedade às vítimas. Coloquei a estrutura do Estado à disposição e estou monitorando os trabalhos de atendimento aos feridos", disse.
O Boi Bumbá Caprichoso também divulgou nota em solidariedade ao brincantes de Manacapuru. "Estamos todos em orações para que os cirandeiros e os artistas que estavam na alegoria possam ter rápida recuperação e que nada de grave tenha ocorrido. O Festival das Cirandas de Manacapuru, assim como o Festival de Parintins, faz parte da grande representação da cultura popular do interior do Amazonas, no norte do Brasil. À cidade de Manacapuru emanamos uma corrente solidária de superação e celebração à vida", diz nota assinada pelo presidente do Bumbá, Jender Lobato.
O Festival de Ciranda iniciou na sexta-feira, dia 26, com a apresentação da Ciranda Guerreiros Mura. No sábado, dia 27, a apresentação da Ciranda Tradicional foi cancelada, após uma forte chuva cair no município, e prejudicar a apresentação da agremiação.
O 24º Festival de Cirandas de Manacapuru retornou em 2022 após dois anos sem ser realizado, devido a pandemia da Covid-19.
Confira a nota do Governo do Amazonas na íntegra
O Governo do Amazonas informa que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que reúne os órgãos de saúde e segurança que trabalham na operação montada para o 24° Festival das Cirandas de Manacapuru, acompanha o andamento de um acidente registrado na noite deste domingo (28/08), durante apresentação apresentação da Ciranda Flor Matizada, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), que está no evento, fez o atendimento inicial das vítimas que ficaram feridas com a queda de um guindaste/alegoria. Até o momento, 23 pessoas precisaram de atendimento e foram encaminhadas para o Hospital de Manacapuru. Três vítimas, em situação mais grave, foram transferidas para Manaus e estão em deslocamento.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentou acidente e manifestou solidariedade às famílias. Ele colocou toda a estrutura do Governo do Estado à disposição para ajudar em tudo o que for necessário e determinou o envio de mais quatro ambulâncias de suporte avançado para a cidade, para atender a eventuais necessidades das vítimas.
Em Manaus, os Hospitais e Pronto-socorros 28 de Agosto, Dr. Platão Araújo e João Lúcio estão em alerta para receber vítimas que forem transferidas para Manaus.