Busca

Fiscais da Adaf concluem força tarefa com apreensão de camarões e laranjas impróprios para consumo em Parintins

Fiscais da Adaf concluem força tarefa com apreensão de camarões e laranjas impróprios para consumo em Parintins
Foto: Divulgação/Reprodução

Fiscais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), por meio da Gerência de Defesa Vegetal e Gerência de Extensão de Produtos de Origem Animal, concluíram na quarta-feira, 13 de agosto, a força tarefa de fiscalizações no município de Parintins.

As ações têm o objetivo de prevenir a entrada de materiais de origem vegetal com restrições fitossanitária vindos do estado do Pará para o Amazonas, como explica Samuel Bernardo, técnico de fiscalização agropecuária da Adaf. "Nosso objetivo é garantir a segurança do trânsito agropecuário e a qualidade dos produtos que chegam até o nosso estado. Durante essas operações nós verificamos a questão dos documentos zoossanitários e também os documentos fitossanitários bem como também as condições de armazenamento e higiene desses produtos". 

Na terça-feira, 12 de agosto, foram apreendidos 300 quilos de queijo de coalho e dez quilos de mariscos clandestinos (anéis de lula), em uma embarcação, no porto de Parintins. Os produtos apreendidos não possuíam selo do Serviço de Inspeção, o que impede a identificação da sua origem e rastreabilidade, pondo em risco a saúde dos consumidores.

Na quarta-feira 13 de agosto, último dia de ação pelos fiscais da Adaf, foram apreendidos cerca de 350 quilos de camarão e cerca de 150 quilos de laranja, fora dos padrões exigidos por lei, como informa o técnico Samuel Bernardo. "Foram apreendidos cerca de 350 quilos de camarão que estava fora dos padrões exigidos por lei de qualidade, de fabricação, de rastreabilidade desse produto e também cerca de 150 quilos de laranja que não continha documentação fitossanitária que possibilitasse a entrada dentro do nosso estado".

Os materiais apreendidos foram descartados no lixão de Parintins. A ação contou com o apoio de policiais do 11° BPM e o reforço do Grupamento de Policiamento com Cães (GPCães). A fiscalização continuará com os profissionais da Adaf em Parintins.

- Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins