Alunos da Pestalozzi realizam pintura no muro em alusão aos 38 anos da instituição
Os alunos da Associação Pestalozzi de Parintins realizam pinturas no muro da instituição para retratar a rotina vivenciada pelos alunos. A técnica artística, conhecida como muralismo, é desenvolvida por todas as turmas, sob a instrução do artista plástico Clodoaldo Ferreira.
Os alunos da Associação Pestalozzi de Parintins realizam pinturas no muro da instituição para retratar a rotina vivenciada pelos alunos. A técnica artística, conhecida como muralismo, é desenvolvida por todas as turmas, sob a instrução do artista plástico Clodoaldo Ferreira.
A professora Fredomar Guerreiro, que ministra as aulas da Educação de Jovens e Adultos (Eja) para os alunos com Síndrome de Down na Pestalozzi, fala do tema e destaca o objetivo da atividade.
“Estamos desenvolvendo uma oficina com o tema “A arte colorindo a nossa história”, em homenagem ao aniversário de 38 anos da nossa instituição. O objetivo é proporcionar aos nossos alunos a pintura, a arte, pois através dela eles desenvolvem os seus talentos, suas habilidades e expressam os seus sentimentos, suas emoções”, destaca a professora.
A professora Maria Joice ressalta a participação das turmas e assegura a contribuição do movimento artístico para o desenvolvimento dos alunos.
“São alunos da EJA e alunos do atendimento educacional especializado sob a reponsabilidade da professora Josiane. Reunimos todos eles, cada um na sua especificidade, a gente leva e trabalha na sala de aula para, posteriormente, leva-los para a prática. Esse momento é muito importante para eles, pois é quando conseguimos deixar eles mais a vontade para fazer aquele trabalho que eles gostam, como a dança, a pintura, a dramatização e os deixa mais alegres, o que nos deixa gratos com o trabalho que desenvolvemos aqui na escola”, ressalta Joice.
O artista plástico Clodoaldo Ferreira, mediador da oficina do muralismo, é um grande colaborador da Pestalozzi por meio das oficinas artísticas realizadas constantemente na instituição, explica sobre o significado da oficina e das pinturas.
“A questão do muralismo é em alusão ao aniversário da escola, onde trabalhamos a beleza das cores relacionando a cada um deles, pois cada um tem uma beleza diferente. O intuito não é somente trabalhar a arte pela arte, mas a arte como processo de descoberta, de transformação, de sensibilidade. O processo dos desenhos é uma etapa daquilo que acontece na escola, por exemplo, a flor tem o significado para a Pestalozzi, pois é o símbolo das instituições no Brasil. A janela onde estão todos eles, é a valorização da pessoa deles”, explica o artista.
No dia 24 de abril, a Pestalozzi vai completar 38 anos de contribuição às famílias parintinenses. A gestora Dalva Maria Nascimento exalta esse momento comemorativo.
“A Pestalozzi no dia 24 de abril vai completar 38 anos de trabalho, de cidadania, de defesa da pessoa com deficiência, de ajuda às famílias dessas pessoas. É um momento de muita alegria e gratidão a Deus e às pessoas que fizeram e fazem parte dessa história. E esse muralismo é uma comemoração de um trabalho realizado pelo artista Clodoaldo e o José realizam com os alunos”, enfatiza a gestora.