"Não sabemos exatamente como iniciou o fogo, quando nos demos conta já tinha se alastrado por uma área seca aqui da nossa comunidade", disse o comunitário Antonilson Azevedo.Antonilson faz um apelo aos moradores da região para que evitem queimadas nesse período de intenso calor na região amazônica "Pedimos aos nossos comunitários que não façam queimadas nesse momento de verão amazônico. Graças a Deus o incêndio já foi contido, mas fica o alerta", salientou.
Após 35 horas de devastação incêndio é controlado na zona rural de Nhamundá
De acordo com informações dos próprios moradores, há mais de 100 dias não são constatadas chuvas naquela região, o que favoreceu para a propagação das chamas.

Moradores da comunidade Cristo Rei do Cutipanã, zona rural de Nhamundá, tiveram que enfrentar um grave problema ambiental nos últimos dois dias. Um incêndio florestal iniciado por volta das 11h da segunda-feira, 11 de setembro, só pôde ser controlado na noite desta terça-feira, 12 de setembro, 35 horas após o início das chamas.
De acordo com informações dos próprios moradores, há mais de 100 dias não são constatadas chuvas naquela região, o que favoreceu para a propagação das chamas. Não houve prejuízos a residências ou pessoas, mas uma grande área de mata foi totalmente devastada.