Busca

Artistas iniciam trabalhos da 4ª edição do projeto Parintins Galeria Cidade Aberta

Uma das equipes liderada pelos artistas Dermison Salgado e Denison Rosa vão colorir o muro da Escola Estadual Araújo Filho, no centro da cidade

Artistas iniciam trabalhos da 4ª edição do projeto Parintins Galeria Cidade Aberta
Foto: Aldair Rodrigues

A 4ª edição do projeto Parintins Galeria Cidade Aberta 2025 começa a ocupar os muros dos prédios da cidade. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o projeto amplia o circuito artístico do Festival Folclórico de Parintins e democratiza o acesso à arte.

Uma das equipes liderada pelos artistas Dermison Salgado e Denison Rosa vão colorir o muro da Escola Estadual Araújo Filho, no centro da cidade. Dhermison fala da proposta desse ano.

"A gente está aqui no Colégio Araújo Filho, no nosso quarto ano de projeto, no Parintins Galeria Cidade Aberta, e a gente vai trazer uma proposta mais lúdica aqui para a escola, trazer esses festejos populares". 

Denison Rosa explica a técnica que será utilizada na pintura. "Vai ser um processo de pintura no pincel, que é um processo que já estamos desde o início do projeto, trabalhando". 

De acordo com Dermison Salgado o projeto aproxima muito mais a arte da população. "Esse projeto democratiza a arte para todos, todas as pessoas podem ter acesso à arte. Às vezes a arte é um pouco mais elitizada e através desse processo, dessa galeria que fica realmente ao céu aberto, todas e qualquer pessoa pode ter a possibilidade de estar usufruindo da arte", destacou o artista.

Para o artista Denison Rosa a iniciativa do Governo do Estado desafia e inspira os artistas de Parintins. "Essa galeria foi um presente muito grande para todos os artistas, principalmente aqueles que querem não só trabalhar com as produções que são costumeiras aqui, o processo da tela, aquilo que foi nos ensinado, principalmente aqui em Parintins, que a gente tem um berço de grandes artistas, muitos artistas, e esse projeto faz com que a gente apresente esses trabalhos à população", concluiu o Denison.

A curadoria do projeto é de responsabilidade do professor da Universidade do Amazonas (UEA) Diego Omar e ao longo de quatro edições, o projeto realizou 45 murais, cobriu quase 8 mil metros quadrados e reuniu mais de 300 artistas.

- Por Aldair Rodrigues