Busca

Atleta da Copa Alvorada, Dilcyara Falcão, promove vaquinha online para custear cirurgia no joelho

Para custear a cirurgia de urgência, Dilcyara lançou uma vaquinha virtual e pede apoio da população.

Atleta da Copa Alvorada, Dilcyara Falcão, promove vaquinha online para custear cirurgia no joelho
Foto: Samuel Vieira

O que parecia ser apenas mais uma queda durante a prática esportiva acabou se tornando um sério problema de saúde para a atleta Dilcyara dos Santos Falcão, uma das fundadoras do time Atlético Meg e participante da tradicional Copa Alvorada de Futsal, idealizada pela Rádio Alvorada.

Após a lesão, Dilcyara foi diagnosticada com rompimento total do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), lesão no menisco, derrame articular, entorse no côndilo femoral e ausência de cartilagem no joelho, um quadro grave que exige cirurgia urgente, sob risco de perda permanente da mobilidade.

As dores são intensas a ponto de impedir que a atleta consiga apoiar o pé no chão, o que a impede de andar normalmente. O diagnóstico completo só foi possível após meses de fisioterapia, consultas médicas e, por fim, uma ressonância magnética realizada em Manaus, já que o exame não está disponível em Parintins.

Segundo Dilcyara, a luta pela recuperação se estende desde junho deste ano. "Desde junho a gente está pra lá e pra cá, porque é uma cirurgia que pelo SUS demora três anos e daqui a três anos eu posso nem estar mais andando, porque como eu estou sem cartilagem e a minha perna vai falhando, falha quando eu ando, eu não posso esperar muito pra essa cirurgia", relata.

Para custear a cirurgia, Dilcyara lançou uma vaquinha virtual e está pedindo apoio da população.

Pix: (92) 99132-8825

Nome: Dilcyara dos Santos Falcão

Banco: Bradesco

Reconhecida por sua dedicação ao esporte, Dilcyara Falcão é um dos nomes de destaque do futsal em Parintins e no Baixo Amazonas. Como atleta, sempre teve papel importante em diversas competições e, fora das quadras, é uma das vozes ativas na valorização do futsal feminino, ajudando a romper tabus e combater o preconceito no esporte.

 - Por Samuel Vieira / Alvorada Parintins