Quem frequenta o píer da Praça Cristo Redentor e a Praça dos Bois, principalmente no horário das refeições e que precisa usar o banheiro público dos locais, encontra ambientes com péssimas condições de higiene e estruturas depredadas há anos.
No banheiro masculino do píer da Praça Cristo Redentor, apesar da pouca higiene, o mictório, também conhecido como urinol ainda funciona, mas há infiltração no tubo da pia. Já no banheiro feminino, a situação é ainda pior, a estrutura onde deveria funcionar a pia, foi retirada, bem como as tampas dos vasos sanitários.
De acordo com os donos dos restaurantes do píer, durante os eventos de grande circulação do público no local, como o Festival de Parintins, a situação só piora, com a alagação do piso e o forte odor nos dois banheiros.
Os donos dos estabelecimentos, afirmaram também que a situação já foi levada aos órgãos que cuidam dessa estrutura, onde foram informados que cabia aos próprios donos dos pontos cuidar dos espaços. Mas eles alegam que é impossível manter o ambiente em boas condições, por conta do mal uso das pessoas.
A Praça dos Bois, situada no centro da cidade também não disponibiliza os banheiros há anos, os locais estão fechados e os donos dos pontos da praça de alimentação passaram a adotar banheiros particulares para os clientes e cobram taxa dos que não estão consumindo no local.
Orlando Reis, proprietário de uma das lanchonetes da Praça dos Bois afirma que ele e outros empreendedores se uniram para melhorar a estrutura dos banheiros, mas a população não colaborou "Não deu certo por causa da população, pois nós juntamos um dinheiro pra fazer um banheiro limpo e em dois dias tudo tinha sido danificad0", disse.
Francinete Cavalcante, que frequenta as praças, relata a dificuldade pela falta de banheiros em boas condições nos locais públicos "Temos uma carência muito grande, principalmente pra nós mulheres. Além de serem poucos ainda estão em péssimas condições", salientou.
Após ver a situação dos banheiros e ouvir a população, enviamos fotos e vídeos ao secretário de obras do munícipio, Albano Albuquerque, e indagamos se haverá manutenção dos locais, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.