Busca

Bispo de Parintins destaca missão das famílias cristãs na abertura da Semana Nacional da Família

Em sua homilia, Dom José destacou a missão das famílias cristãs de se tornarem “igrejas domésticas”, lugares de amor, partilha e testemunho

Bispo de Parintins destaca missão das famílias cristãs na abertura da Semana Nacional da Família
Foto: Divulgação/Reprodução

Com o tema “É tempo de Júbilo em nossa vida” e o lema é “Ora a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5), a Diocese de Parintins deu início, no sábado, 9 de agosto, à Semana Nacional da Família com celebração eucarística na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Bispo Dom José Albuquerque. A celebração marcou também o Dia dos Pais, reforçando a vocação paterna e o papel crucial da família na sociedade e na Igreja.

Em sua homilia, Dom José destacou a missão das famílias cristãs de se tornarem “igrejas domésticas”, lugares de amor, partilha e testemunho. Ele ressaltou que a paternidade vai além da função biológica, sendo uma vocação e missão que deve ser vivida com fé, exemplo e presença. "A vocação dos pais, juntamente com as suas esposas, é fazer com que a sua casa, a convivência familiar, se transforme numa pequena igreja, numa igreja doméstica. Por isso que a nossa celebração neste final de semana, antes de tudo, de louvar a Deus pelas nossas famílias, de rezar pelos nossos pais, que juntamente com as suas esposas, as mães, possam de fato assumir esta missão de tornar a sua casa um santuário, um cenáculo de amor".

Em um momento de forte apelo social, Dom José condenou a violência contra a mulher e a desigualdade nas relações conjugais. "Nós não podemos aceitar uma realidade assim. Isso fere, machuca o coração de Deus, que fez homem e mulher iguais em dignidade. Então, na família, na convivência conjugal, não pode ter um que manda no outro. A palavra de Deus nos convida sempre a rezarmos, a construir uma família onde todos se amem, se respeitem.

O bispo ainda destacou o papel da Pastoral Familiar e dos movimentos eclesiais no fortalecimento dos laços matrimoniais, incentivando casais a se envolverem em atividades pastorais, mesmo após a criação dos filhos. Segundo ele, o serviço à comunidade fortalece o próprio casamento e amplia os vínculos de amizade.

Encerrando sua mensagem, Dom José exortou os fiéis a viverem o amor e a caridade no presente, sem esperar pelo amanhã. "Então, que a gente não se assuste e que a gente não se, não desanime. É porque nós temos a certeza de que o plano de Deus é fazer com que nas nossas famílias possam surgir verdadeiras e autênticas vocações".

A Semana Nacional da Família seguirá com programações nas paróquias e comunidades da Diocese. O encerramento está marcado para o dia 16 de agosto com peregrinação das famílias que iniciará na igreja matriz de São José Operário até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

 - Por João Carlos Moraes / Alvorada Parintins