O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) será atualizado a partir de março para receber novas funcionalidades. A atualização ocorre 14 anos após a última reformulação e busca maior eficiência no combate às fraudes e integração com a base de dados do governo federal.
Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, destacou como as atualizações favorecerão gestores e beneficiários.
Letícia Bartholo detalhou ainda novas ações de formação de entrevistadores do Cadastro Único e de monitoramento de fraudes com uso de inteligência artificial.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lembrou que o CadÚnico é o principal instrumento para inserção de famílias de baixa renda em políticas públicas. "A gente cuida de 94 milhões de brasileiros. Cadastro Único Social não é só o Bolsa Família", afirma.
A partir de 1º de março, o formulário cadastral ficará disponível também off-line, permitindo a coleta de dados em locais sem internet, por tablets e celulares.
A previsão é que o novo CadÚnico seja disponibilizado no dia 20 de março, com a base de dados e novas funcionalidades on-line.
As informações estão migrando do antigo sistema para o novo pela Dataprev, que também desenvolveu a versão atual.
A versão antiga do CadÚnico ficará indisponível durante a transferência, mas as ações de inclusão e atualização cadastral não serão interrompidas. Os municípios poderão fazer uso dos formulários off-line ou em papel.