Nos dias 25 e 26 de agosto, a região do Rio Andirá, em Barreirinha, no Amazonas, foi palco do 2º Curso de Conservação de Quelônios e Monitoramento de Praias. O evento, destinado a agentes voluntários de praia, faz parte do programa Pé-de-Pincha e contou com a participação de 122 voluntários de mais de sete comunidades.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e da Prefeitura Municipal de Barreirinha, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), teve como objetivo engajar a população na proteção dos quelônios.
O professor Elton Almeida, um dos coordenadores do projeto Pé de Pincha, agradece a todos que marcaram presença no curso de conservação de quelônios e monitoramento de praias. “Queremos agradecer profundamente a todos os participantes, as comunidades que se envolveram. Estiveram presentes mais de 7 comunidades, um total de 122 participantes, que são voluntários do projeto. As comunidades do Rio Andirá calha do Rio Andirá, que é a Granja, Ceres, Piraí, Tucumanduba, Xibuí, do Paraná do Maçauari, Ariaú, Itaquara, São Paulo do Açú, Matupiri e São Pedro também.
O professor Elton Almeida informa que o curso de também será realizado em setembro em Parintins. “Queremos informar que no dia 12, 13 de setembro acontecerá também esse mesmo curso no município de Parintins, que é através do programa Pé de Pincha, que vai levar essa formação para os agentes de praia, onde existe o projeto Pé de Pincha nas comunidades do município de Parintins”.
A coordenação do Conselho do Projeto Pé-de-Pincha enviará circulares para convidar os moradores a participarem do curso de Conservação de Quelônios e Monitoramento de Praias.