Busca

Caprichoso contesta resultado do Festival de Parintins e anuncia pedido de anulação

A agremiação convocou uma coletiva de imprensa para esta terça-feira, no fim da manhã, em frente à Prefeitura de Parintins

Caprichoso contesta resultado do Festival de Parintins e anuncia pedido de anulação
Foto: Divulgação / Reprodução Redes Sociais

A diretoria do Boi Caprichoso manifestou indignação com o resultado do 58º Festival Folclórico de Parintins, após a divulgação das notas dos jurados nesta segunda-feira (30), na sala da Secretaria de Comunicação do Estado.

Durante a apuração, o presidente Rossy Amoedo deixou o local em protesto contra a nota atribuída por um jurado ao item 2, levantador de toadas — avaliação que a agremiação afirma ter contestado formalmente.

“Esse jurado foi o que nós acusamos que tinha quer ser tirado da comissão. Os dois estão detonando o Caprichoso, injustamente. É ridículo seguir com essa apuração. É desrespeito com o Caprichoso, como investimento, com dinheiro público e com o Festival. Tanto esforço, tanto investimento, dedicação, para chegar aqui e ser ‘metralhado’ por esses caras. Nós acusamos esses caras pra comissão que eles iriam fazer isso”, afirmou.

O vice-presidente Diego Mascarenhas explicou que a insatisfação levou toda a diretoria a abandonar a sala, em sinal de protesto.

“É um desrespeito muito grande e por conta disso a gente resolveu sair da arena, justamente, em cima dos jurados que a gente tinha feito as impugnações e a gente já sabia que nós iríamos sofrer com as notas deles”, declarou Mascarenhas

Já o amo do boi, Caetano Medeiros, que estreou este ano como item oficial, comemorou o desempenho individual, mas lamentou o que considerou uma “injustiça” no resultado final.

“Estou entristecido com o que tem ocorrido no Festival de Parintins. A gente tem uma vantagem muito grande,  muito superior ao contrário. Esse resultado não reflete o que vimos na arena, infelizmente”, afirmou.

Entre os torcedores, o sentimento também foi de frustração. Mayra Costa afirmou que o Caprichoso “incomodou” ao recuperar o protagonismo.

“Nós fomos vítimas de um ego ferido do boi contrário. Mas a gente sabe que campeões incomodam. Mas a nossa autoestima está inabalável. A gente sabe que nós fomos campeões da Arena e o Tetra é verdade para nós”, declarou.

Neto Abreu, da equipe da tripa do boi, criticou o impacto da apuração na credibilidade do festival.

“O resultado afeta toda a economia e a credibilidade no Festival de Parintins. Quando um trabalha para mostrar um trabalho impecável durante meses e o outro utiliza esse resultado para ego próprio.  O sentimento é de revolta porque a gente trabalha o ano inteiro. Todo mundo se dedica, abdica de várias coisas pra gente levar um resultado perfeito”, disse.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Caprichoso anunciou que vai solicitar a anulação do resultado do Festival de Parintins 2025. Segundo o texto, o presidente Rossy Amoedo apresentará nesta terça-feira (1) supostas provas de irregularidades envolvendo o Boi Garantido e jurados do festival.

“Diante das incoerências e injustiças evidentes no resultado oficial, o Boi Caprichoso informa que irá recorrer e solicitar a anulação do resultado do Festival de Parintins 2025”, afirma o comunicado. A nota também se refere ao Caprichoso como “tetracampeão do povo” e critica duramente o processo de apuração.

A agremiação convocou uma coletiva de imprensa para esta terça-feira, no fim da manhã, em frente à Prefeitura de Parintins.

Até o momento, o Boi Garantido e a organização do festival não se pronunciaram sobre as acusações.

 - Por João Carlos Moraes / Alvorada Parintins