Busca

Cartaz da Festa de N. Sra. do Carmo 2021 é apresentado na Catedral

Este ano, o festejo terá como tema "Maria, esposa de José, Mãe e auxílio dos Cristãos".

Cartaz da Festa de N. Sra. do Carmo 2021 é apresentado na Catedral
Foi lançada nesta quarta-feira (16) a Festa em Honra a Nossa Senhora do Carmo 2021. A cerimônia de apresentação do cartaz, camisa, tema, lema e rifa contou com a presença de fiéis na Catedral de Parintins. Este ano, em comunhão com a carta apostólica "Com coração de Pai", do Papa Francisco, a temática da Festa do Carmo faz referência ao "Ano de São José", convocado pelo Papa para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, como explica Padre Dorival Nascimento, pároco da Catedral. O tema escolhido foi "Maria, esposa de José, Mãe e auxílio dos Cristãos", e o lema "Salve, guardião do redentor! Mostrai-vos pai também para nós". O desenho artístico do cartaz foi feito pelo artista Globery Gonsalves Bruce. Já a arte gráfica foi idealizada por Fran Canto e Pe. Dorival Nascimento. A Festa em Honra a Nossa Senhora do Carmo acontece de 06 a 16 de julho. Na parte litúrgica do evento, diferente do ano passado, será possível a participação limitada dos devotos na Catedral. Já a programação social, com apresentações de artistas, e o sorteio da rifa com mais de 50 prêmios, será através de transmissões pela internet. [caption id="attachment_14936" align="aligncenter" width="522"] Foto: Divulgação/Catedral de Parintins[/caption]

Veja a seguir a descrição do cartaz

A imagem artística do cartaz deste ano, apresenta uma certa delicadeza e harmonia entre o primeiro e o segundo plano. Traduz a simplicidade e discrição com que São José é descrito pelos Evangelistas. José é uma presença muito importante no projeto da Salvação, ao receber a notícia que a Virgem conceberia o Verbo de Deus.
No centro do cartaz, em desenho artístico aludindo ao “artesão de humanidade, homem justo, esposo e pai”, humilde carpinteiro que fora José, encontra-se a “humilde Serva do Senhor, Virgem do Carmelo padroeira da Diocese de Parintins. Na parte inferior do cartaz, visualiza-se o Lírio, flor que pela tradição acompanha as imagens de São José.
O Lírio não é algo apenas decorativo, mas é a figura representativa do amadurecimento, da abertura e a fecundidade de forma implícita de José. É símbolo de sua pureza, da virgindade e da perfeição. Uma analogia a figura do Guardião do Retentor, homem aberto aos planos de Deus, como a flor que desabrocha pronta a gerar os frutos. Essa abertura aponta para o cumprimento da Palavra. José ao ouvir as palavras do Anjo, aceita-a sem questionar, acolhe Maria e o Menino que virá. Eis aí a grande responsabilidade entregue ao simples homem descendente da casa de Davi. O lírio toma a frente do plano das figuras, como modo de guardar o que está à frente do projeto de Deus, na proteção da Virgem e do Menino.
Por fim, na parte superior do cartaz nota-se em degradê e marca d’água repetida vezes o lema da festa, simboliza nossa perseverança na oração, ou seja, nosso orar sem sessar (1Ts 5,17 ), para alcançar a graça que rogamos.

Concepção do Cartaz

Desenho Artístico: Globery Gonsalves Bruce
Arte Gráfica: Fran Canto e Pe. Dorival