A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) situada no Bumbódromo, lado do Caprichoso, continua funcionando como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) do município e nesse período recebe constantemente altos índices de pacientes com síndrome respiratórias e viroses.
De acordo com a enfermeira Samantha Sampaio, diretora da UPA, os casos mais comuns são crianças que apresentam geralmente crises de vômitos e diarreia. "Estamos atendendo muitas crianças com síndromes respiratórias, com viroses, as crises de vômito e diarreia que são bem comuns nessa época do ano e nos casos mais graves que necessitam de maior tempo de observação, a gente já conta com o apoio do para fazer a internação desses pacientes".
A diretora Samantha orienta a população sobre os cuidados com a saúde, principalmente nesse período de forte calor na região. "Pedimos as pessoas que redobrem a hidratação durante o dia, principalmente nesses dias de muito calor, mantenham uma alimentação um pouco mais saudável e mais equilibrada para que a gente consiga diminuir o número desses casos que estão bem altos em nosso município", orientou a diretora.
Os atendimentos na UPA do Bumbódromo ocorrem das 8h às 22h, com atendimentos de urgência e emergência.
- Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins