Com a descida moderada dos rios e o intenso calor que já atinge o estado do Amazonas, a Defesa Civil de Parintins intensifica o monitoramento nas comunidades ribeirinhas e nas áreas que costumam ser severamente afetadas durante o período de estiagem.
Conforme a última análise do Centro de Monitoramento e Alerta, a previsão é de uma futura estiagem na região, considerada menos severa do que as registradas em 2023 e 2024, anos marcados pelas maiores estiagens já enfrentadas no estado.
De acordo com Adriano Aguiar, secretário da Defesa Civil, mesmo com um cenário aparentemente mais brando, é necessário manter atenção redobrada por parte das autoridades e das comunidades locais. "A gente pode acompanhar com a descida do rio, marcando assim uma descida ainda devagar, marcando a 4 centímetros, 3 centímetros por dia, e com isso a gente fica sempre monitorando. Em alerta, juntamente com os presidentes, os coordenadores das comunidades, principalmente aquelas que sofrem o isolamento quando se trata de estiagem nos moldes da de 2024 e 2023".
- Por Samuel Vieira / Alvorada Parintins