Apesar do sol escaldante na ilha Tupinambarana, a equipe Divino do Espírito Santo, da comunidade Divino do Espírito Santo do Meio, sagrou-se campeã da edição 2025 do torneio em honra a Nossa Senhora do Carmo, na quarta-feira, 16 de julho. A decisão foi nas penalidades, após empate no tempo regulamentar contra a equipe São Francisco, da comunidade Nossa Senhora das Graças do Maranhão.
Com um jogo bastante disputado no campo localizado nas dependências da Rádio Alvorada, a equipe do Divino se sobressaiu nos contra-ataques, mas encontrou uma defesa adversária forte e eficiente. O equilíbrio levou a partida para os pênaltis, onde o Divino saiu vitorioso.
Em 2024, a comunidade do Divino do Espírito Santo havia ficado com o vice-campeonato, e o desejo de conquistar o título de campeão motivou ainda mais os atletas nesta edição. O presidente da comunidade, Adriano Paraná, expressou sua emoção com a conquista. "Coloquei os dois times lá no interior. Quero agradecer a todos os jogadores do Inter, Inter e Paraná, que veio, mostrou-se futebol, jogou. Infelizmente, um tem que ser campeão. Mas agradeço a todos os nossos jogadores, que me dão esforço. Nós chegamos ao final e fomos campeões".
O atleta destaque da equipe, Rosivaldo Cardoso, ressaltou que o título só foi possível graças ao incentivo e à união de todos os amigos e parceiros envolvidos. "O sentimento é de gratidão e muito feliz. E sem palavras, sem palavras para agradecer o momento. Lá na nossa comunidade, na frente, o Joelson e o Adriano Paraná isso incentiva muito o esporte. E graças a Deus a gente conseguiu".
Foto: Janaína Dias/ Arquivo Rádio Alvorada
Rodrigo Pontes, jogador da equipe São Francisco e técnico do Atlético Tracajá Futsal, time participante da Copa Alvorada, também esteve em dessa vez em campo. Mesmo sem conquistar o título, ele afirmou que seu objetivo era servir de exemplo e motivação para os jovens atletas presentes.
"Eu digo assim, quanto mais portas se abrirem na cidade para os meninos do interior, mais oportunidade que vocês dão, que dão para nós, para que eles mostrem o talento deles. Porque no interior tem meninos bons de bola, tem moleque que nasce com a bola no sangue, joga muita bola, tem muita vontade, só que o que falta é abrir oportunidades como essas. Todo ano acontece a torneio da Santa, e a gente procura trazer os meninos novatos que não participaram".
A edição 2025 do torneio contou com a participação de 28 equipes e mais de 400 atletas. A coordenadora geral do evento e diretora da Rádio Alvorada, Lucely Monteiro, destacou a importância da realização do torneio e o apoio fundamental das comunidades para o sucesso.
O terceiro lugar ficou com o time Bragantino, da Gleba Vila Amazônia, que venceu o Atlético Juvenil, da comunidade São Sebastião do Quebrão, pelo placar de 1 a 0 no tempo normal.
Foto: Janaína Dias/ Arquivo Rádio Alvorada
Jeferson Ramos, autor do único gol da partida, comemorou o feito e afirmou estar feliz por contribuir com a competição e com a festa em honra a Nossa Senhora do Carmo.
"Graças a Deus só tenho a agradecer a este evento, a época da festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo, onde é bem organizado, onde junta não só os jogadores, mas todas as comunidades, então isso é importante pra gente. A gente rever amigos, muito tempo que a gente já não via, então nesse dia a gente reencontra famílias, muitas situações, então só tenho a agradecer".
O torneio em honra à padroeira da Diocese de Parintins é uma das atividades da programação do último dia da festa e, todos os anos, busca promover o fomento esportivo aliado à religiosidade.
- Por Samuel Vieira - Alvorada Parintins