A comunidade Flor de Maio pertencente a paróquia de São Francisco Xavier na gleba de Vila Amazônia organiza para o dia 31 de agosto de 2025, a inauguração da nova igreja Santa Isabel - Padroeira da comunidade.
O trabalho de construção da igreja iniciou no ano de 2022, em uma contrapartida da empresa responsável pela construção da Linha de Transmissão de Tucuruí/Parintins.
Raimundo Souza, coordenador da comunidade Flor de Maio, conta como foram as tratativas para o início da obra. "Foram feitas várias reuniões na consultoria da empresa Elecnor, foram feitas oficinas, reuniões. Nós tínhamos um pedido na qual a empresa ia construir. Só que pela política da empresa, eles não poderiam construir igreja nenhuma, muito menos da igreja católica. Até porque já era um sonho grande da comunidade em fazer uma igreja. Mas as nossas possibilidades financeiras, era muito grande pra gente construir uma igreja dessa magnitude do qual essa igreja está agora".
Não havendo entendimento para a construção da igreja por parte da empresa, a comunidade propôs um acordo junto a Elecnor, para que fossem doados os materiais de construção, que a comunidade entraria com a mão de obra e, assim foi feito, como conta o coordenador. "A mão de obra dessa igreja foi todo voluntária, foi feita a parceria da empresa ser a doadora do material e a comunidade construiria. E assim foi feito e nós estamos mais de três anos nessa luta aí, construindo essa igreja, mas essa luta já está 99%, já está marcado o dia da inauguração da igreja, dia 31 agora de agosto. Estamos aí trabalhando, chuva, sol, às vezes com fome, às vezes não tem, mas nós estamos aqui perseverantes, querendo terminar a igreja".
Raimundo Souza fez questão de agradecer a todos os envolvidos na construção da nova igreja. "Já agradeço todos os nossos amigos que sempre nos ajudam, que vinham sentar um tijolo, que eles também que dão ali um pão, um frango, um guaraná para merenda. E assim a gente vai construindo, pela graça de Deus. Eu sempre falo que essa igreja aqui, ela não foi feita por acaso, não. Algo de bom, Deus está querendo com ela aqui dentro".
No dia da inauguração haverá uma programação especial com diversas atrações, noite cultural e contará com a presença de autoridades e comunidades pertencente a paróquia.
- Por Nelselino Santarém / Alvorada Parintins
Foto: Divulgação/ Arquivo