O Conselho Tutelar de Parintins, em conjunto com os demais órgãos que compõem a Rede de Proteção do Município, atuaram diretamente no 20º Festival do Mocambo do Arari, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, para garantir a entrada, permanência e participação de crianças e adolescentes no evento, sob os termos da Portaria 003/2025, em vigor no município.
De acordo o conselheiro Adson Almeida, não houve nenhuma intercorrência grave referente a violação de direitos de crianças e adolescentes, durante o trabalho de orientação e prevenção, realizado no evento. Apenas situações pontuais de pais consumindo bebida alcoólica com crianças de colo, foram presenciadas, e às intervenções necessárias foram tomadas de imediato.
O conselheiro Adson Almeida também destaca a resistência de muitos pais e responsáveis em não acatar a determinação da Portaria, que proíbe a entrada e permanência de Crianças menores de 10 anos nas arquibancadas das galeras. Segundo ele, os que desobedeceram a essa determinação, foram devidamente qualificados e vão ser encaminhados ao Juizado para a devida autuação.
- Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins