O Conselho Tutelar de Parintins está em Manaus participando de uma capacitação sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), em parceria com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Milena. A formação dá continuidade ao treinamento para utilização da plataforma, que é operada pelo Conselho Tutelar e está em fase de implantação nos municípios do Amazonas.
O conselheiro Adson Almeida explicou que o sistema existe desde 2015, mas enfrenta dificuldades para ser implantado em alguns municípios. "Parintins já tem toda a estrutura para o uso do sistema e agora a gente está em fase de aprender toda a parte técnica do sistema para que a gente possa operá-lo de forma a registrar todos os casos que são atendidos diretamente, diariamente no Conselho Tutelar".
O Sipia é um sistema nacional que permitirá gerar relatórios e dados estatísticos sobre as violações de direitos registradas no município. "Ele está em fase de implantação nos municípios do Amazonas. O uso do sistema vai gerar muitos relatórios, muitos dados estatísticos sobre as demandas de violações de direitos no município de Parintins".
A equipe retorna a Parintins na sexta-feira (15), enquanto o atendimento presencial na sede e o plantão 24h seguem normalmente. O Conselho reforça que a comunidade pode continuar fazendo denúncias, que serão tratadas conforme a prioridade e a gravidade de cada caso