A dois dias para o início da Copa Alvorada de Futsal 2024, a equipe de arbitragem realiza últimos repasses para comandar os atletas dentro de quadra.
A equipe é formada por dez profissionais, para atuar diretamente nas partidas, com intuito de realizar um bom evento esportivo.
De acordo com o árbitro filiado à Federação Amazonense de Futebol de Salão (FAFS) Williame Melo, o profissionalismo da arbitragem é determinante para a boa atuação do atleta em quadra e do público presente.
“A equipe de arbitragem vem se preparando de forma bem específica, trabalhando as atualizações de regras, a dinâmica dentro de quadra, para que a equipe possa estar em sintonia dentro do jogo. Sabemos que o trabalho de arbitragem é muito importante, que precisa de muita responsabilidade e profissionalismo”, enfatiza.
O árbitro reforça a importância da qualificação dos profissionais em manter o nível de qualidade dentro de quadra, já que se trata de uma competição de alto nível como a Copa Alvorada.
Williame ressalta ainda que toda a preparação é feita por meio de três pilares: técnico, teórico e psicológico.
“Dentro da quadra pode acontecer muitas situações e o alto nível de adrenalina pode interferir na tomada de decisão. Esse controle é essencial para que o árbitro não cometa erros graves dentro de quadra. Nós informamos que as regras vão continuar sendo as mesmas de 2023, já que as atualizações são muito recentes. Não seria o ideal a utilização das atualizações dentro da competição da edição da Copa Alvorada 2024”, completa Williame.