A edição de número 24, da Copa Alvorada de Futsal iniciou na noite deste sábado (25/02), no ginásio de esportes Elias Assayag, com a realização de quatro jogos sendo, três jogos no naipe feminino e um jogo no masculino.
A disputa começou com o jogo intermunicipal envolvendo a Seleção de Boa Vista do Ramos e As Santistas, de Parintins. O empate em 2 a 2 mostrou porque as duas equipes estão na luta pelo título deste ano.

Priscila no primeiro minuto de jogo abriu o placar para a Seleção Boa-vistense. Karol aumentou aos 14 minutos. Para a jogadora Priscila participar da Copa Alvorada é uma honra e destaca a importância do evento para o desenvolvimento do esporte na região.
“É uma honra está participando desse evento tão falado do Baixo Amazonas. Quando recebemos o convite, as autoridades de nosso munícipio não hesitaram em trazer a seleção pra mostrar o futebol, porque sabemos que em Boa Vista do Ramos temos talentos, temos pessoas que gostam do esporte. Lá também o futsal feminino vem crescendo muito, assim como em Parintins”, destacou.

O técnico da seleção boa-vistense, Ed Kaçanique, destaca a atuação da sua equipe na partida, enfatizando as dificuldades que as atletas tiveram no início de jogo, devido ao tamanho da quadra.
“Parabéns as meninas, pois as duas equipes jogaram muito bem. Nosso time saiu mais pro jogo, conheceu o modo delas jogarem, mas nossa equipe treina numa quadra menor e nós jogamos numa quadra maior e mais lisa, que deixou o jogo mais corrido. Mas o time conseguiu se encontrar e fez uma boa partida”, enfatizou.

A jogadora boa-vistense Maev realizou um sonho que era jogar na equipe das Santistas. Mesmo jogando contra o time de sua cidade, a jovem atleta não desperdiçou a chance que teve de marcar um gol. Após a partida, a atleta avaliou a atuação da equipe no jogo de estreia e, que segundo ela, o time precisa melhorar alguns pontos para as próximas partidas.
“Vamos treinar bastante para não acontecer mais esses erros. Foi um jogo bom, mas nós vamos melhorar pro próximo, como as nossas marcações”, avaliou.
Para a treinadora Janda Portilho, a partida foi digna de uma abertura de competição.
“Foi uma partida muito boa, graças a Deus que empatamos, apesar de errarmos muitos gols, mas vamos treinar ainda mais para acertar esses gols, porque nós não podemos perder tantos gols assim. Foi um jogaço. Parabéns para elas. Parabéns para nós, pois foi uma belíssima abertura” concluiu.
Segundo jogo
A segunda partida da noite marcou o encontro entre a equipe atual campeã, Atlético Meg e o Clube da Baixa, quatro vezes campeã da Copa.
A movimentação na quadra desde o início foi intensa, mas quem abriu o placar foi o Clube da Baixa, com a jogadora Sarah Abecassis.

O Atlético Meg chegou ao empate com Thayná. Após o empate o jogo ficou equilibrado até a equipe Meg aproveitar a falha na marcação do time adversário e fazer o gol da virada com a jogadora Kelly. A jogadora agradeceu a oportunidade de ter marcado gol da vitória.
“Primeiramente quero agradecer a Deus, é muito gratificante ter feito esse segundo gol, que o nosso oponente não esperava. Eu e o meu time demos o nosso melhor. Para os próximos jogos, vamos treinar e melhorar a nossa marcação”, concluiu.

O treinador da equipe Hefraim Pacheco comemora a primeira vitória da equipe já que, segundo ele, se tratou de um jogo difícil.
“Foi meio complicado, difícil, porque se tratava de umas meninas experientes. Nós já sabíamos mais ou menos como elas iam jogar, baseados em atletas de lá que já jogaram com a gente. Nós respeitamos muito nosso oponente”, destacou.

A jogadora Sarah Abecassis do Clube Baixa reconhece que o time errou na marcação e, assegura que na próxima partida, o time virá com mais atenção.
“Nossa equipe veio com vontade, pois queríamos sair daqui com o resultado positivo, mas, infelizmente, não deu e acabamos tomando dois gols devido a nossa falha e sabemos que no futsal não pode acontecer isso. Agora é voltar aos treinos, concertar e, se Deus quiser, na próxima partida sair com o resultado positivo”, assegurou.
Terceiro jogo
A noite de abertura da Copa Alvorada de Futsal teve time novo estreando na competição. Revoada Futsal Club, que participa pela primeira vez, começou com pé direito vencendo a equipe Taveira Futebol Kids pelo placar de 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado pela jogadora Eliandra. A jogadora fala da alegria de pode participar pela primeira vez da copa e ter ajudado sua equipe.
“Primeiramente quero agradecer a Deus, porque é a minha primeira copa e isso é muito gratificante. Agradeço as meninas do Revoada, pois sozinha eu não conseguiria. Marcar um gol no primeiro jogo foi muito especial para mim. Agora é trabalhar para que possamos vir mais preparadas para a competição”, destacou.

A jogadora Maila, do Taveira Kids assegura que mesmo perdendo, o jogo não foi difícil, e segundo ela, o resultado não foi o que ela esperava.
“Não foi uma partida difícil, mas vamos avaliar os erros que cometemos durante o jogo e buscar melhorar cada vez mais. Foi uma primeira partida bastante competitiva, obviamente o resultado não foi o que esperamos, mas agora é treinar e melhorar para os próximos jogos”, ressaltou.

Masculino
O primeiro confronto masculino da temporada 2023 da Copa Alvorada de Futsal foi entre Marca e Chora e Parintins Futsal. Em uma partida onde a pressão foi desde os primeiros minutos, o Parintins Futsal saiu vitorioso ao vencer pelo placar de 3 a 1, o primeiro confronto válido pela chave A.

Em noite inspirada estava o jogador Edson Quemel o (Juninho) que marcou os três gols do time Parintins Futsal.
“É muito bom começar a competição com o pé direito. Trabalhamos firmes na semana para fazer o que fizemos no jogo. Só tenho a agradecer a Deus pela vitória. Agora é recuperar desse jogo e treinar para o próximo”, enfatizou.

Pelo lado da equipe Marca e Chora, Keldren, avalia o resultado da partida e se mostra confiante da vitória no próximo jogo contra o Aninga Futsal.
“O desempenho foi bom, o jogo foi bom, mas apenas um tem que sair vencedor. A equipe do Parintins vem brigando aí e nós também viemos pra brigar pelo título desse ano, mostramos o nosso futebol em quadra, vimos do que somos capazes e temos elenco para isso. Vamos treinar mais e nos preparar melhor para o próximo jogo contra o Aninga”, avaliou.

Os jogos da Copa Alvorada tem prosseguimento nesta terça-feira (28/02), com os seguintes confrontos:
No feminino
- Juventus Futsal e Heloise Esporte Futsal – às 19 horas
- Seleção de Boa Vista Feminino X Taveira Kids – às 19h40.
No Masculino
- The Red Salamandra e Seleção de Boa Vista do Ramos – às 20h20.
- Faro Futsal e Clube Atlético Juruti – às 21h10
Fotos: Aldair Rodrigues