Busca

Defensoria leva mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos a moradores de Parintins

Mutirão vai disponibilizar serviços como pensão alimentícia, guarda, divórcio, reconhecimento de paternidade, retificação de registros civis, solicitação de 2ª via de certidões, além de orientações jurídicas gerais

Defensoria leva mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos a moradores de Parintins
Foto: Divulgação/DPE-AM

Com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso aos serviços jurídicos gratuitos, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) promove, por meio do Projeto Defensoria Itinerante, um mutirão de atendimentos no município de Parintins, entre os dias 1º e 4 de setembro.

A iniciativa será realizada na sede do Polo da Defensoria em Parintins, localizada na Estrada do Macurany, s/n, Conjunto João Novo, Parintins, das 8h às 17h, e vai disponibilizar serviços como pensão alimentícia, guarda, divórcio, reconhecimento de paternidade, retificação de registros civis, solicitação de 2ª via de certidões, além de orientações jurídicas gerais.

O atendimento será feito por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Para participar, é necessário apresentar os documentos de identificação, além de comprovante de residência e documentos relacionados ao caso.

Para o coordenador do projeto, o defensor público Danilo Germano, a ação busca quebrar barreiras de acesso à justiça enfrentadas pelos cidadãos do interior.

“Levar este tipo de atendimento para a população do interior do Amazonas é de importância fundamental e multifacetada. Primeiramente, quebra as barreiras geográficas e econômicas que impedem muitos amazonenses de acessar a justiça. O deslocamento para a capital é caro e demorado e, ao levarmos a Defensoria até eles, garantimos que a distância não seja um fator impeditivo para a garantia de seus direitos”, afirmou o defensor.

O defensor reforça que a Defensoria Itinerante fortalece a presença da instituição no interior, garantindo, assim, os direitos dos mais vulneráveis. “Isso constrói confiança e cidadania. A Defensoria Itinerante é uma ferramenta essencial para a inclusão social e para a efetivação da justiça em um estado de dimensões continentais como o nosso”, completou.

- Texto: Aline Ferreira