Busca

Dia do Serviço Social marca importância dos 43 anos de atuação dos profissionais em Parintins

O dia 15 de maio foi definido para marcar o Dia do Assistente Social, data importante para a conscientização sobre o trabalho realizado pelo Serviço Social em diversas frentes de atendimento

Dia do Serviço Social marca importância dos 43 anos de atuação dos profissionais em Parintins
Foto: Arquivo Patrício Ribeiro

O dia 15 de maio foi definido para marcar o Dia do Assistente Social, data importante para a conscientização sobre o trabalho realizado pelo Serviço Social em diversas frentes de atendimento social em Parintins, incluindo a educação. São 80 anos celebrados em todo o Brasil e 43 anos no município de Parintins em 2025.

O curso de Serviço Social no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM é fruto do projeto maior do Ministério de Educação (MEC), denominado “expandir do tamanho do Brasil”. A expansão da educação superior contou com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI, Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007), que teve como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

Patrício Azevedo Ribeiro, professor do curso de Serviço Social do ICSEZ e vice-presidente da Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), destaca a importância da data e relata os desafios em torno da profissão. "É um dia para a gente lembrar da importância dessa profissão. Em Parintins, como todo município, como todo lugar do Brasil, nós também enfrentamos desafios no cotidiano do trabalho profissional, na efetivação das políticas públicas".

Para o professor Patrício Ribeiro os desafios fortalecem o compromisso dos profissionais com a sociedade. Ele também ressalta os avanços a partir dos trabalhos dos assistentes sociais.

 "Esses desafios, apesar de estarem no cotidiano, eles não são o mote de invalidar a profissão, ao contrário. A gente sempre reafirma o compromisso, porque a gente entende que é um compromisso ético-político, contribuir com a realidade daquelas pessoas que procuram as políticas públicas nos diversos espaços socio-ocupacionais", ressaltou. 

Hizolda Reis da Cunha, assistente social que atua na Escola de Audio Comunicação Padre Paulo Manna deseja mais conquistas pelos direitos da classe e da população.

"Nesse dia tão especial, desejo a todos os assistentes sociais de Paritins, um dia repleto de realizações, de conquistas, de evolução, que a gente possa cada vez mais efetivar os direitos dos nossos cidadãos parintinenses e, acima de tudo, os nossos próprios direitos enquanto profissional, com autonomia, com respeito, com motivação, que a gente não se deixe vencer pelo desânimo do dia a dia".

 - Por Aldair Rodrigues