Busca

Diocese de Parintins celebra Mês Vocacional com programação especial em agosto

A iniciativa, já consolidada no calendário da Igreja, visa promover uma “cultura vocacional” em todas as paróquias e comunidades.

Diocese de Parintins celebra Mês Vocacional com programação especial em agosto
Foto: Divulgação/Reprodução

A Diocese de Parintins, por meio do Serviço de Animação Vocacional, se prepara para celebrar o Mês Vocacional neste mês de agosto, um período dedicado a intensificar a reflexão e a oração sobre as diversas vocações na vida cristã. A iniciativa, já consolidada no calendário da Igreja, visa promover uma “cultura vocacional” em todas as paróquias e comunidades. Para este ano, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibiliza o subsídio Hora Vocacional com o tema “Peregrinos porquê chamados” e o lema “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5).

De acordo com o Animador Vocacional da Diocese de Parintins, padre Marcos Aurélio, o material oferece um roteiro para celebrações semanais, adaptado para diferentes grupos. "Nós como Diocese, orientamos esse subsídio vocacional com bastante antecedência, chegou em cada realidade paroquial, mais de dez unidades, para que os párocos, os administradores possam ser criativos e fazer com que esse momento seja bem vivido, porque a intenção é a cultura vocacional, suscitar a cultura vocacional".

Além das celebrações nas comunidades, o Mês Vocacional em Parintins culminará com um retiro vocacional para moças e rapazes, a ser realizado nos dias 30 e 31 de agosto no Centro Pastoral Mãe de Deus. O retiro será adaptado, uma vez que o local não dispõe de alojamento.
Em sintonia com a Pastoral Vocacional, o Movimento Serra também terá uma importante atividade neste início de agosto, como destaca padre Marcos. "Nós estamos definindo e convidando algumas pessoas específicas para que possam conhecer o Movimento Serra. Então, fica aí a nossa divulgação, o pedido de oração também da nossa comunidade cristã, católica, apostólica, romana, para que esteja em sintonia conosco".

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) reforça a importância de despertar nos jovens o desejo de sonhar e discernir o plano de Deus para suas vidas. Os jovens são protagonistas da esperança e devem ser acompanhados com carinho e entusiasmo para que descubram e vivam com alegria sua vocação – seja ela sacerdotal, consagrada, matrimonial ou leiga.

 - Por João Carlos Moraes / Alvorada Parintins