Diocese de Parintins estará presente na 49º Assembleia da CNBB/Regional Norte 1
A Diocese de Parintins estará sendo representada na conferência pelo Bispo Dom Giuliano, Padre Jânio Negreiros e a leiga Sávia Rodrigues.

No período de 19 a 22 de setembro, ocorrerá no Centro de Treinamento Maromba em Manaus - Am, o encontro dos bispos do Regional Norte 1 (AM/RR), que este ano de 2022 está em sua 49º Assembleia Regional. Estarão presentes no encontro, Dioceses, Arquidioceses e Prelazias.
O tema central da assembleia será o “Documento de Santarém”, que esse ano celebra 50 anos e representa a “Sinodalidade Plantada na Amazônia”, segundo o Padre Modino – CELAM, “é um documento humano, reflexão fiel do pensamento do momento dos homens que dirigem os destinos da igreja da Amazônia”.
A Diocese de Parintins estará sendo representada na conferência pelo Bispo Dom Giuliano Frigeni, Padre Jânio Negreiros e a leiga Savia Rodrigues.
“Esse é um momento muito importante para a nossa igreja, no regional norte 1, é uma oportunidade que a igreja tem para avaliar a sua caminhada durante o ano que se passou, fazer uma avaliação do que a igreja conseguiu trabalhar, como que ela caminhou, quais foram suas dificuldades e também projetar os novos passos”, comentou Sávia Rodrigues que participará do encontro como leiga.
A assembleia busca dá orientações e sugestões para que a igreja na Amazônia caminhe de maneira organizada e com firmeza, preocupados com todas as situações que a Amazônia vive e como a igreja pode contribuir para que ela seja presente na vida do povo local. E o que a igreja pode fazer no seu trabalho pastoral para promover a vida na Amazônia.
Sávia completa falando sobre a expectativa do encontro e qual será a participação dos representantes na assembleia. “Como leiga é que a partir desse encontro nós consigamos indicar, projetar caminhos, luzes para que a gente possa como igreja ser presença de fato dentro dessa região tão imensa que é a Amazônia, nossa expectativa é que de fato a gente consiga levar para assembleia aquilo que nós realizamos, então vamos levar um relatório daquilo que a diocese de Parintins fez nesse período de um ano e trazer de lá as novas propostas as novas perspectivas para a igreja” ressaltou.
Por Rodrigo Amazonas