Busca

Diocese de Parintins marca presença no 1º Nortão da Catequese em Castanhal (PA)

Evento inédito reuniu 310 participantes dos cinco regionais da Amazônia Legal (Norte 1, 2 e 3, Noroeste e Oeste 2)

Diocese de Parintins marca presença no 1º Nortão da Catequese em Castanhal (PA)
Foto: Divulgação

A Diocese de Parintins marcou presença no 1º Nortão da Catequese, realizado na Diocese de Castanhal (PA) entre os dias 24 e 27 de julho. O evento inédito reuniu 310 participantes dos cinco regionais da Amazônia Legal (Norte 1, 2 e 3, Noroeste e Oeste 2), consolidando-se como um momento crucial para a catequese na região.

Padre Jânio Negreiros, Assessor Diocesano de Catequese de Parintins e Coordenador Regional de Catequese (Regional Norte I), ressaltou a importância do encontro para a obtenção de um diagnóstico aprofundado da catequese na Amazôni.

“O evento marca para nós um olhar de um diagnóstico de uma base, de um contexto que não podemos ter uma visão unificada da Amazônia, mas ao mesmo tempo traz semelhanças naquilo que realmente precisamos focar”, afirmou. Ele enfatizou a relevância de um panorama claro da missão evangelizadora e do trabalho catequético nas igrejas locais.

Para o assessor da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Padre Wagner Carvalho, o Nortão de Catequese foi um “verdadeiro Pentecostes amazônico”. Ele destacou a escuta da palavra, a partilha de experiências e a renovação do compromisso com a iniciação à vida cristã.

“Eu avalio como momento muito especial, com gratidão pela realização desse encontro, como sinal claro de esperança e a realização do sonho eclesiológico sonhado pelo nosso estimado Papa Francisco”, declarou.

Padre Wagner também fez um apelo aos catequistas de Parintins: “Não desanime. A nossa missão e a sua missão é fundamental, querido catequista, para a transmissão da fé em nossas comunidades ribeirinhas, urbanas, indígenas e quilombolas. Então continue firme, com coragem e alegria."

Durante os três dias, a delegação de Parintins, composta por sete catequistas, teve uma participação ativa e expressiva nas partilhas de experiências e vivências. A Diocese de Parintins apresentou um painel de experiências da Catequese Ribeirinha, que contou com a participação de aproximadamente 100 catequistas.

Para a coordenadora diocesana de Catequese de Parintins, Imaculada Nunes, a participação resultou na reafirmação do compromisso com a evangelização na Amazônia.

“Ficamos felizes de poder contribuir na organização do encontro e com nossas experiências catequéticas.  Reafirmamos o compromisso de dar continuidade ao processo de evangelização à vida cristã das nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Só gratidão a Deus, a Dom José que nos apoiou e a todos os catequistas das paróquias que contribuíram com as vendas das rifas para que pudéssemos representá-los no Nortão da Catequese”.

O 1º Nortão de Catequese em Castanhal reuniu uma vasta representação do território amazônico, incluindo 6 Arquidioceses, 7 Prelazias e 31 Dioceses, com um total de 6 bispos, 22 padres, 18 religiosas e 264 catequistas.

A delegação da Diocese de Parintins foi composta por:

- Maria Imaculada - Coordenadora Diocesana Catequese

- Clauderson Rolim - Vice-coordenador Diocesano de Catequese

- André Nascimento - Coordenador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

- Alessandro Alencar - Coordenador Paroquial da Paróquia São Sebastião

- Márcia Miranda - Coordenadora Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

- Maria do Carmo - Catequista da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

- Enrique Pereira - Catequista Sateré Mawé - Paróquia Nossa Senhora da Conceição

- Pe. Jânio Negreiros - Assessor Diocesano de Catequese e Coordenador Regional de Catequese - Regional Norte I

A forte presença e a contribuição da Diocese de Parintins no 1º Nortão de Catequese em Castanhal destacam o papel fundamental da região no fortalecimento da missão evangelizadora na Amazônia.

- Por João Carlos Moraes / Alvorada Parintins