Busca

Diocese de Parintins prestigia posse de novos membros do Instituto Geográfico e Histórico de Parintins

Em 2025, o IGHP completou 20 anos de fundação e ao longo dessas duas décadas, coleciona ações de grande relevância

Diocese de Parintins prestigia posse de novos membros do Instituto Geográfico e Histórico de Parintins
Foto: Divulgação

A Diocese de Parintins marcou presença na cerimônia de posse dos novos membros do Instituto Geográfico e Histórico de Parintins (IGHP), no sábado, 9 de agosto, no auditório do Centro do Idoso Pastor Lessa. 

Em 2025, o IGHP completou 20 anos de fundação e ao longo dessas duas décadas, coleciona ações de grande relevância. Uma das mais notáveis foi a implementação da segunda edição do livro “Clarões de Fé”, de autoria de Dom Arcângelo Cerqua, primeiro bispo de Parintins. O Instituto também desempenhou um papel crucial no traslado dos restos mortais de Dom Arcângelo da Itália para Parintins, em 2008.

Outra importante contribuição do IGHP foi sua participação ativa na definição do Hino de Parintins, também de autoria de Dom Arcângelo Cerqua, em um processo que envolveu ampla discussão e participação popular.

A leiga Sálvia Rodrigues, representante da Diocese, expressou a honra e o reconhecimento da Igreja Católica pela importância desse momento histórico. "É uma honra muito grande, porque a gente reconhece a grande contribuição que a igreja, que o próprio Dom Arcângelo, que os missionários do PIM, tiveram na história de Parintim, na sociedade parintinense, na cultura, na estrutura da sociedade". 

Assumindo a cadeira de número 7, antes ocupada pelo Padre Sóssio Pezella, um dos fundadores do IGHP em 2005, o contador Enzo Felipe Canto, expressou profunda emoção e a responsabilidade de dar voz ao setor comercial de Parintins. "É um sentimento de muita importância, até porque é uma cadeira de uma pessoa muito importante, tanto para a Diocese quanto para a cidade de Parintins, que é o Padre Sóssio Pezella, foi uma cadeira de número 7, um dos fundadores do Instituto em 2005. Então, eu venho trazendo a voz do comércio. É muito importante a gente ligar o academicismo com o saber popular, e eu acho que não existe pessoa que conheça mais as pessoas do que o comerciante", ressaltou.

O presidente do IGHP, Eric Rafael, enfatizou a importância do trabalho dos novos membros para a preservação e difusão do patrimônio histórico e geográfico da região. "E nós ficamos felizes no momento de retomada dos trabalhos do Instituto, que vem há dois anos retomando seus trabalhos, nós temos o colegiado 100% completo, ajuda a reforçar o trabalho do Instituto, que é divulgar, investigar, divulgar a ciência, o conhecimento histórico, geográfico".

Instituto Geográfico e Histórico de Parintins (IGHP), fundado em 04 de março de 2005, é uma associação cultural, sem fins lucrativos com foro e sede na cidade de Parintins, no Estado do Amazonas.

O IGHP tem por objetivos: pesquisar, estudar e difundir a história, a geografia e as ciências a elas conexas, da cidade de Parintins e seus municípios: defender e promover seu patrimônio natural e cultural, lutará pela guarda e preservação  da sua biodiversidade.