A Secretaria da Saúde Indígena (SESAI) realizou nesta sexta-feira, 25 de abril, a abertura oficial, em nível nacional, do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MPVI/2025), a maior mobilização de imunização indígena do Brasil.
A abertura do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Parintins vai ocorrer no dia 12 de maio, no Polo Base Santa Maria, Rio Urupadi, no município de Maués.
Mireille Miranda, enfermeira e referência técnica do Programa de Imunização do DSEI Parintins destaca o planejamento da equipe que vai atuar nos 12 Polos Bases. "Quando a gente avalia, a gente verifica qual é o polo base que necessita de uma ação de intensificação de vacinação. Então os 12 polo bases que estão inseridos nos municípios de Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins e Niamundá serão contemplados com o mês de vacinação dos povos indígenas", destacou.
Mireille Miranda destaca a importância da mobilização vacinal indígena neste período.
"É uma ação superimportante, aonde nós vamos atualizar a caderneta de vacina dos nossos indígenas, quando a gente vai prevenir eles de várias doenças".
- Por Aldair Rodrigues