O município de Parintins já registra, em 2025, um total de 41 novos casos de HIV, sendo 36 em homens e 5 em mulheres. Dentre os casos femininos, três foram diagnosticados durante o pré-natal, o que reforça a importância da testagem precoce na gestação, não apenas para garantir um acompanhamento seguro para o bebê, mas também para proteger a saúde da mãe.
De acordo com Andreina Bentes, diretora do Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA) o aumento no número de diagnósticos está diretamente relacionado à ampliação da oferta de testes no município. "Se a gente tem bastante testagem dentro do município, a gente tem a oportunidade de testar e de diagnosticar mais casos. A importância de começar o pré-natal precocemente, para que a pessoa possa saber se realmente vai precisar de um controle, de um tratamento adequado para que seu bebê nasça saudável e a pessoa também costuma ficar saudável".
Andreina ressalta que o acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) permite que, uma vez diagnosticadas, as pessoas iniciem o acompanhamento necessário para garantir qualidade de vida e evitar a transmissão do vírus.
A recomendação é clara: procure se cuidar, teste-se com frequência, proteja-se e esteja atento à sua saúde e a de seus parceiros.
- Por Samuel Vieira - Alvorada Parintins