A equipe de Saúde Bucal do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Polo Base Santa Maria realizou, durante o mês de maio, uma série de ações voltadas à ampliação do acesso da população indígena aos atendimentos odontológicos, com foco especial na promoção e prevenção em saúde bucal.
A iniciativa contemplou diversas atividades, entre elas: avaliação programática de primeira consulta odontológica, realização de extração de dentes, aplicação de flúor, tratamentos restauradores atraumáticos (ARTs), pré-natal odontológico e palestras educativas. Durante as ações, também foram distribuídos kits de higiene bucal aos participantes, fortalecendo o incentivo aos cuidados diários com a saúde oral.
As atividades foram conduzidas pela cirurgiã-dentista Letícia Salgado e pelo auxiliar de saúde bucal Lúcio Menezes, profissionais que integram a equipe do Polo Base Santa Maria.
De acordo com o biólogo do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Francinaldo Matos, as ações visam não apenas atender a demanda por tratamentos, mas também desenvolver uma cultura de prevenção e autocuidado nas comunidades indígenas atendidas.
"Toda essa equipe de odontologia percorreu não só as aldeias que fazem parte da região do Pólo Base Santa Maria, como aldeia principal onde fica a nossa unidade básica de saúde. Recebendo população, orientando e fazendo esse trabalho que é de suma importância, pois assegura que a nossa população indígena tenha todo o conhecimento inerente e necessário para uma saúde bucal com qualidade".