Busca

3ª edição da Feira Povos Criativos movimenta fim de semana no Liceu Parintins

Evento busca fortalecer a economia criativa e incentivar a difusão da arte e cultura no município, além de reunir diferentes espaços e atrações.

3ª edição da Feira Povos Criativos movimenta fim de semana no Liceu Parintins
Foto: Aldair Rodrigues

A 3ª edição da Feira Povos Criativos 2025 iniciou no sábado 23 de agosto, no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, unidade Parintins, com boa participação do público. O projeto do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa vai ocorrer todos os sábados, de 23 de agosto a 29 de novembro.

O evento busca fortalecer a economia criativa e incentivar a difusão da arte e cultura no município, além de reunir diferentes espaços e atrações.  A programação conta com exposições artísticas e da tradicional visita mediada ao Mirante do Bumbódromo. Outro destaque é a Feira de Economia Criativa, como ressalta Caroline Macedo, coordenadora de Desenvolvimento Cultural do Liceu Parintins. "Esse foi o nosso primeiro sábado, graças a Deus. Nós tivemos uma boa recepção do público, muitas pessoas compareceram. É uma programação que começa em agosto e termina em novembro. Todos os sábados, sempre no horário de 15h30 às 21h. Uma programação gratuita com exposições, visita mediada, sessão de cinemas gratuitos. Nós temos a nossa Feira de Economia Criativa com comercialização de produtos artesanais, plantas medicinais, acessórios de miçanga, penas, além da área gastronômica". 

Pela primeira vez a artesã parintinense Fabrine Farias expõe suas produções de crochê no evento. Ela fala da oportunidade concedida aos pequenos empreendedores. "Eu comecei esse ano a fazer crochê, é bem recente a minha lojinha, desde fevereiro. Felizmente, em pouco tempo eu consegui chegar até aqui hoje. Tem vestuário, acessórios, bolsas, sandálias. É uma oportunidade que o governo do estado tá dando pra gente de mostrar nosso trabalho".

Doriane Silva, do grupo de artesã do Residencial Parintins, também ressalta que a iniciativa valoriza a criatividade das artesãs parintinenses. "Nossos produtos são peças em macramê, são peças de semente, são derivadas de bolsas, de colares em bricos e acessórios em geral. Já são o nosso segundo ano, tanto aqui como pelo Festival. Nós que somos artesãs, a gente tem a oportunidade de mostrar o que a gente sabe para a população parintinense".

O projeto Mundinho Verde está na Feira de Economia Criativa desde o início, como ressalta Joelma Kássio, uma das integrantes. "São 22 pessoas que vivem de plantas, um projeto que já tem oito anos, e aí nós estamos no Liceu aos sábados e na Praça da Liberdade todos os sábados pela manhã. Além de vendermos, de gerar a nossa renda, ainda aproveitamos para fazer o contato com novos clientes", destacou. 

- Por Aldair Rodrigues / Alvorada Parintins

Foto: Aldair Rodrigues

Foto: Aldair Rodrigues

Foto: Aldair Rodrigues