Na segunda-feira, 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra e, apesar de não ser feriado nacional, os estados do Amazonas, Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo aderem a um dia de folga em alusão à data.
A data, que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, foi evidenciada na sexta-feira, dia 17, com programações culturais na Escola Estadual Geny Bentes de Jesus e no Centro Educacional Infantil Palmares.
[caption id="attachment_37371" align="aligncenter" width="696"] Foto: Alessandra de Souza/ Escola Geny Bentes[/caption]
Na Escola Geny Bentes a programação contou com a culminância do projeto Consciência Negra, por meio de palestras sobre religião e apresentações que enalteceram a diversidade cultural.
O Centro Educacional Infantil Palmares reuniu professores, alunos e os pais que presenciaram shows musicais, danças e dramatizações com o objetivo de conscientizar os conceitos de igualdade, diversidade e respeito desde a infância.
A gestora do CEI Palmares, Marly Silva, destaca a importância da programação cultural na aprendizagem dos alunos.
“Essa semana foi voltada para a Consciência Negra, a gente vem tratando o respeito a nossa cor, a nossa cor não define ninguém e é isso que pregamos para os nossos pequenos”, disse a gestora.
[caption id="attachment_37372" align="aligncenter" width="696"] Foto: Samuel Vieira/ CEI Palmares[/caption]